]

Manaus, 25/10/2021

Amazonas

Recurso federal já está sendo usada no combate à Hanseníase no Amazonas 

Recurso federal já está sendo usada no combate à Hanseníase no Amazonas 
31/08/2021 10h13

AMAZONAS – A verba destinada à Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), pelo Deputado Federal Bosco Saraiva (SOLIDARIEDADE – AM), de 1 milhão de reais, já está sendo utilizada, por meio do Projeto APELI (Ação para Eliminação da Hanseníase), que realiza um trabalho de detecção precoce da doença, tratamento e a cura dos infectados no Estado do Amazonas.

As ações do projeto iniciaram no município do Careiro Castanho e começaram a ser realizadas esta semana, junto à população de Lábrea. Nos próximos meses os municípios de Novo Aripuanã e São Gabriel da Cachoeira também serão comtemplados.

Formada por 25 profissionais técnicos, a equipe realiza busca ativa de casos da doença, exames dermatológicos em contatos de pacientes e monitoramento de casos. Além disso realizam treinamento de profissionais, palestras educativas à população e distribuem material educativo e social para que cada município possa depois caminhar com as “próprias pernas” e apenas ser supervisionado por avaliado pela FUAM, a cada seis meses.

Com a verba parlamentar, o projeto funcionará ao longo de três anos em todos os municípios do Amazonas.

É gratificante ver que podemos cuidar do nosso povo e oferecer oportunidades de uma qualidade de vida digna para todos, disse Bosco Saraiva.

FUAM

A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), órgão da Administração Indireta do Poder Executivo do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) é um Centro de Referência estadual, nacional e internacional nas áreas de Hanseníase, dermatologia tropical e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Tem como finalidade realizar ações de prevenção e atendimento ambulatorial a pacientes de Hanseníase e à população em geral que busca assistência em dermatologia clínica. Atua ainda nas áreas de ensino e pesquisa, com cursos e treinamentos; estágios; com o Programa de Residência Médica em Dermatologia, além do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia (UEA/FUAM).

APELI

            O Projeto APELI tem por objetivo reduzir ou até mesmo eliminar a hanseníase enviando a todos os municípios do Estado equipes capacitadas a realizar o diagnóstico e tratamento adequado. Também tem a missão de levar atendimento médico social, psicológico, farmacêutico e fisioterápico com consultas, cirurgias, medicamentos, prevenção de incapacidades e encaminhamentos gerais em dermatologia em geral.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.