Manaus, 14/05/2021

Cultura e Entretenimento

‘Reggae Folia’ fora de época apresenta live em homenagem a Bob Marley

‘Reggae Folia’ fora de época apresenta live em homenagem a Bob Marley
28/04/2021 14h40

Em 2021, quando completa 40 anos da morte de Bob Marley, a homenagem ao cantor jamaicano vem em formato virtual, no “Reggae Folia Lives”, que acontece nos dias 10 e 11 de maio, às 15h30, no canal do Reggae do Norte no Youtube. Entre as atrações confirmadas estão as bandas Johnny Jack Mesclado, Groovibe, Medynah, Jahraqui, Nossas Raízes, o cantor Cileno e os DJs Carlos Ferraz e Tubarão.

Os shows vão acontecer no Espaço Tucandeira, no Tarumã, com assinatura do Circuito Reggae Amazonas e transmissão da La Xunga Produções. O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada no Estado através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.


Segundo o organizador do evento on-line, Elso Correia, o Circuito Reggae Amazonas foi idealizado em 2017, numa parceria com Douglas Mandrake, para movimentar a cena musical da cidade e abrir espaço para shows de bandas de reggae. Ele destaca que, a partir da iniciativa, surgiram eventos como “Reggae na Praça”, “Último Reggae do Ano”, “Tributo a Bob Marley” e “Reggae Consciência”.

“Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível realizar o ‘Reggae Folia’ no Carnaval, mas adaptamos o festival para as plataformas digitais e decidimos fazer na data mais importante para o reggae, numa homenagem especial a Bob Marley”, afirma o produtor cultural. “Para atender aos protocolos de segurança, a transmissão vai contar com o mínimo de pessoas na produção e respeitar a distância entre os músicos”.

Programação – No dia 10, a line up tem o DJ Carlos Ferraz, as bandas Groovibe, Medynah e o cantor Cileno.

Um dos destaques da noite, Cileno traz no repertório três trabalhos autorais, “Vibe Zona Sul”, “Oração Rasta” e “Homem Rasta”, além de “Erê”, da banda Cidade Negra, e duas canções do homenageado, “Is This Love” e “Kaya”.

“A participação no ‘Reggae Folia’ representa uma oportunidade de fortalecer o movimento em um momento tão delicado. Além da importância da data, é um grande incentivo aos artistas que militam na área desse ritmo”, comenta o cantor.

No dia 11 é a vez do DJ Tubarão e das bandas Johnny Jack Mesclado, Jahraqui e Nossas Raízes.

Headliner do festival desde a primeira edição, a Johnny Jack Mesclado vem com uma retrospectiva composta por clássicos da discografia da banda, como “Aquela Menina”, do álbum “Que Jah Abençoe”, de 2003; “Fim de Semana”, de “Luz de Raiz”, de 2005; assim como sucessos dos discos “Três”, de 2009; “De Fone Pro Mundo”, de 2013; e dos EPs “Añoranza”, de 2015; e “601”, de 2016.

O grupo Nossas Raízes também aposta no setlist autoral e apresenta “Arrogância”, “Deixa de Tanta Maldade”, “Paz Interior” e “Fugir para Floresta”, assim como “Pimpers Paradise” e “Stir It Up”, de Bob Marley.

“Poder participar do circuito é sentir-se artisticamente integrado. Isso é muito importante para o futuro dessa cultura de reggae em nossa região”, afirma João Vicente, vocalista e guitarrista da Nossas Raízes.