Manaus, 25/04/2024

Mundo

REINO UNIDO QUER “CERTIFICADOS DE IMUNIDADE” PARA NOVO NORMAL

REINO UNIDO QUER “CERTIFICADOS DE IMUNIDADE” PARA NOVO NORMAL
23/11/2020 14h10

Na busca por retomar a normalidade em seu território apesar do momento crítico causado pela pandemia de Covid-19, o governo do Reino Unido está planejando criar um mecanismo classificado como “passe de liberdade” ou “certificado de imunidade” para liberar os cidadãos a circularem pelas ruas e retomarem a vida normal. A estratégia foi revelada pelo jornal inglês The Telegraph.

Segundo a publicação, os passes seriam concedidos para qualquer cidadão que tenha dois testes negativos para Covid-19 por semana, tenha imunidade ao vírus ou ainda não o tenha contraído. O The Telegraph afirma que os chamados “passes de liberdade” teriam a forma de um código QR e permitiriam aos seus portadores viverem uma vida normal.

Armazenado em um smartphone, o certificado digital deve permitir que as pessoas passeiem pelas ruas e, caso sejam questionadas do motivo pelo qual não estão usando máscaras, elas podem mostrar o cartão, a carta ou um aplicativo. A medida deve fazer parte das políticas de inverno contra a Covid no Reino Unido, que serão anunciadas nesta segunda-feira (22).

Apesar de ser anunciada com mais ênfase neste mês, a ideia não é necessariamente nova. Em abril, o Ministro da Saúde, Matt Hancock, já havia dito em uma coletiva de imprensa que um certificado de imunidade era uma coisa importante que eles estavam analisando tal medida.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.