Manaus, 29/03/2024

Mundo

“Relação com Brasil continua forte”, diz diplomata dos EUA

“Relação com Brasil continua forte”, diz diplomata dos EUA
09/02/2021 09h10

O novo governo dos EUA continua a ver o Brasil como aliado, apesar de divergências de Joe Biden com o presidente Jair Bolsonaro. Esse é o recado de Kristina Rosales, uma das porta-vozes do Departamento de Estado.

– Não é porque os dois líderes têm formas diferentes de pensar que as coisas estejam mudando para pior. A relação continuará sendo forte. As prioridades têm mudado, mas não significa que não há como trabalhar de maneira conjunta nesses tópicos – disse a diplomata em entrevista ao Estadão.

Horas antes, em um briefing na Casa Branca, a porta-voz do presidente, Jen Psaki, também destacou a aliança entre os dois países.

– Há uma parceria econômica significativa – disse.

Kristina repetiu a afirmação de Psaki de que os EUA têm séculos de parceria com o Brasil e afirmou que a cooperação na área econômica vai “preparar o terreno para a discussão de outros temas que talvez sejam mais sensíveis, como a questão climática.

– Vamos falar desses temas, mas sabendo que a relação com o Brasil tem uma história bem profunda e não é simplesmente porque há uma visão diferente agora que os países não vão continuar a ser aliados.

Durante os últimos dois anos, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez declarações públicas de admiração ao republicano Donald Trump e disse apoiava a reeleição do ex-presidente na disputa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.