Manaus, 29/03/2024

Esportes

Representatividade: irmãs indígenas conquistam ouro na Copa América de Jiu-Jitsu Esportivo

Representatividade: irmãs indígenas conquistam ouro na Copa América de Jiu-Jitsu Esportivo
21/02/2022 16h00

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), as irmãs indígenas da etnia Kokama, Ana Isabel, de 8 anos, e Ana Izabele, 10, tornaram-se destaque ao conquistar medalha de ouro na categoria Mirim da Copa América de Jiu-Jitsu. A competição foi realizada no último sábado (19/02), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, s/nº, Flores, zona centro-sul de Manaus.

Para o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, a conquista das irmãs Kokama evidencia a importância da trajetória das lutadoras.

“Mais uma vez assistimos a que, com o esforço, persistência e apoio, impulsionamos o êxito nas buscas por destaques da nossa cultura a cada ano. É com muita alegria e satisfação que assistimos a mais uma vitória delas por conseguir realizar mais um sonho e espalhar a imagem dos povos indígenas”, enfatizou.

Em 2021, Ana Isabel, juntamente com a irmã, Ana Izabele, ganharam o primeiro lugar para as categorias Mirim e Juvenil e, neste ano, as irmãs repetem a conquista por suas medalhas de ouro. Treinadas desde os 3 e 5 anos de idade, respectivamente, elas têm ganhado destaque nos eventos em que participam por seu desempenho. Nesta disputa, Ana Isabel se destacou como a melhor atleta de 2021 na sua categoria.

Para a mãe, Kamila Mafra, a persistência das filhas demonstra o quão empenhadas elas são para vencerem suas próprias batalhas.

“Elas estiveram aqui hoje e enfrentaram de frente mais um campeonato juntas. Ambas levaram ouro, e mais uma vez Isabel alcançou um saldo mais que positivo por sua excelente prática no esporte. Estou feliz por minhas meninas estarem competindo após passarem um ano sem disputarem por conta da pandemia de Covid-19”, disse.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.