Manaus, 02/10/2022

Eleições 2022

Ricardo Nicolau repudia ataques contra a memória do seu pai: ‘A justiça vai ser feita’

Ricardo Nicolau repudia ataques contra a memória do seu pai: ‘A justiça vai ser feita’
22/09/2022 13h20

O candidato ao governo do Amazonas pela coligação ‘Nós, o Povo’ (Solidariedade/PSB), Ricardo Nicolau, repudiou os ataques feitos em um vídeo ofensivo à memória do seu pai, Dr. Luiz Fernando Nicolau, médico respeitado que salvou milhares de vidas, falecido em 2020. O material circula em grupos de um aplicativo de mensagens e traz uma série de informações falsas sobre a história e atuação da família Nicolau.

Por meio de suas redes sociais, o candidato reagiu com veemência aos ataques feitos, exatamente no momento em que ele cresce nas pesquisas, na reta final da campanha eleitoral. Ricardo Nicolau também afirmou que levará o caso à polícia e ao judiciário. Ele também fez a denúncia no horário eleitoral gratuito.

“O Amazonas foi sacudido pela pior prática que pode acontecer em uma campanha política: o ataque anônimo, vergonhoso, produzido nas sombras por gente sem escrúpulos, que não mede esforços para se manter no poder. Espalharam um vídeo manchando a memória do meu pai, Dr. Luiz Fernando Nicolau, que infelizmente não está mais aqui para se defender, mas eu estou”, diz Ricardo Nicolau na propaganda de televisão.

Pelas redes sociais, o candidato disse, ainda que, a justiça também será feita pela população nas urnas, no próximo dia 2 de outubro. “Nós vamos colocar vocês na Polícia Federal e na cadeia. Você vai ter o que merece. O povo do Amazonas vai te dar o que você merece”, exclamou nas redes sociais.

História de dedicação

Dr. Luiz Fernando Nicolau é pai de Ricardo Nicolau e faleceu em novembro de 2020, aos 74 anos. Após mais de quatro décadas dedicadas a trabalhar pelo próximo, deixou um legado histórico na área da saúde médica e hospitalar do Amazonas.

Enquanto ainda estudava medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), era professor em cursos pré-vestibulares e escolas estaduais. Aos fins de semana, dirigia um táxi para complementar a renda. Formou-se médico em 1973, com especialização em neurocirurgia. Passou a integrar a primeira equipe de neurocirurgia da história do Amazonas.

Em 1976, Dr. Luiz Fernando fundou o extinto Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados. Em 1979, fundou o Hospital Samel e, no ano seguinte, em 1980, inaugurou a instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde ‘Dr. Luiz Fernando’. Ingressou na política partidária em 1986, aos 40 anos de idade, ao ser eleito deputado estadual.

Foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 1990. Em 1994, Dr. Luiz Fernando foi eleito deputado federal pela primeira vez, dono da segunda maior votação do pleito. Reelegeu-se para o segundo mandato em 1998. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.