Manaus, 25/04/2024

Esportes

Richarlison contesta uso político da camisa da seleção

Richarlison contesta uso político da camisa da seleção
15/09/2022 14h40

O uso da camisa da Seleção Brasileira como símbolo político foi criticado pelo atacante Richarlison, do Tottenham, logo após a derrota por 2 a 0 do time inglês diante do Sporting, na Liga dos Campeões. Questionado sobre o assunto na zona mista do Estádio de Alvalade, em Lisboa, o jogador disse que o uniforme “perde a identidade” quando utilizado dessa forma.

– Hoje em dia, o pessoal leva muito [a camisa] para o lado político. Isso faz a gente perder a identidade da camisa e da bandeira amarela – comentou o atacante.

– Acho importante que eu, como jogador, torcedor e brasileiro, tente levar essa identificação para todo o mundo. É importante reconhecer que a gente é brasileiro, tem sangue brasileiro e levar isso para o mundo – completou.

O discurso do jogador está alinhado à intenção da CBF de desvincular a imagem da camisa verde-amarela dos movimentos políticos. Nos últimos anos, o uso da peça tem sido associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, já que seus apoiadores costumam usá-la como símbolo em manifestações.

Ao anunciar o modelo que será utilizado na Copa do Mundo do Catar em novembro, a CBF fez questão de usar imagens de artistas com posicionamento de esquerda, como o rapper Djonga, para colocar a desvinculação em prática. A campanha de divulgação contou com outros nomes da música, como MC Hariel, e também do esporte, entre eles o próprio Richarlison.

Escolhido para ser um dos rostos do anúncio, o atacante do Tottenham, que costuma se posicionar sobre assuntos fora do futebol, participou em agosto de um projeto da Nike, fornecedora de material esportivo da seleção. No vídeo, ele aparece vestindo a nova camisa da seleção.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.