Manaus, 16/05/2022

Geral

Rubens Alves toma posse na Academia de Letras e Culturas da Amazônia

Rubens Alves toma posse na Academia de Letras e Culturas da Amazônia
20/03/2022 15h30

O Compositor, escritor, produtor cultural, e membro da Direção Geral de Espetáculo (DGE) do Boi Garantido, Rubens Alves, foi empossado na Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama) e passa a ocupar a cadeira de número 126.

Rubens Alves tem como patrono, o eterno apresentador do Boi Garantido, Paulo de Albuquerque Faria, Paulinho Faria. O ingresso na Academia, partiu do convite do presidente da entidade, Dr. Paulo Queiroz.

Em relação a honraria concedida pela Academia, Rubens ressalta que a instituição possui um trabalho cultural importante, e sente-se honrado em fazer parte da entidade, que não se circunscreve ao ramo literário, mas alcança às artes em geral e, sobretudo, às culturas existentes na Amazônia.

“Existem projetos que, além de culturais possuem cunho social, entre eles o “Literatura Caminhante” que distribui livros em bibliotecas no interior do estado do Amazonas, são diversas as açõesi realizadas frequentemente por esta Academia e é nosso dever mobilizar a população a participar”, destacou.

Trajetória ligada ao Festival de Parintins

Durante 6 anos, entre os anos de 2008 e 2014, a convite do Jornalista Herman Marinho, Rubens Alves produziu e participou dos programas “Tucumã & Toada” e “Taberna da Toada” na TV Cultura do Amazonas e na Rádio Vox FM, que levava o festival de Parintins para todo o Amazonas, durante os doze meses do ano.

Desde 2010, Rubens é articulista do site parintins, responsável por artigos e entrevistas com personalidades que fizeram história no Festival de Parintins.

Em 2011, Rubens criou a Rádio Toada, uma das primeiras RádioWeb do Amazonas, com conteúdo 100% voltado ao Festival de Parintins, que fez um sucesso na época, com site próprio. Após quatro anos no ar, foi cedida ao radialista Paulo Gilberto, ainda em atividade, atingindo mais de 20 mil pessoas.

Tem ainda no currículo, ter feito parte da equipe de mídia, redes sociais e marketing do Boi Garantido durante os anos de 2011 à 2014, período de ouro em que o Boi Garantido gravou seu primeiro DVD e fez o lançamento avant première em cinemas de Manaus. Foi ainda um dos pioneiros e responsáveis pela criação das primeiras redes sociais e conteúdos digitais do Boi Garantido e também do Festival de Parintins.

Como compositor, Rubens Alves tem as toadas “Caboclitude” (2019), “Kamarãpi” (2020), “O Amor é Garantido” (2020), “A Queda do Céu” (2021), “Um Mundo Novo” (2021) que chegou a ser regravada pelos rappers cariocas Bnegão e Shackal, e o novo sucesso “Partiu Parintins” (2022). Rubens fez ainda a Direção Artística e Produção Executiva do álbum “Eu Amo Parintins” (2021) do Boi Garantido. Também já escreveu para o Festribal de Juruti no Pará.

Atualmente, coordena a Direção Geral de Espetáculo (DGE) (Antiga Comissão de Artes) do Boi Garantido ao lado dos artistas Mencius Melo e Ito Teixeira, responsáveis diretos pela concepção do espetáculo apresentado no Festival de Parintins.

Novos trabalhos

Rubens Alves deve lançar, ainda no primeiro semestre de 2022, o livro “Partiu Parintins”, que levará ao turista de primeira viagem, a melhor forma de aproveitar sua passagem por Parintins e conhecer histórias interessantes e inéditas sobre o Festival. “É um livro essencial, principalmente para quem deseja conhecer mais da nossa festa, e aos que já conhecem muito, também tem novidades, fui o último a entrevistar a querida Maria Ângela Faria, madrinha dou Boi Garantido, antes de sua partida e suas palavras emocionarão o torcedor. Conto ainda um pouco da história de Júnior de Souza, um artista que nos deixou e me tornei fã do trabalho. Também tem bastante conteúdo para o lado azul, com histórias divertidas e emocionantes com os artistas Juarez Lima e antigos registros de 2013 com Karú Carvalho.”

ALCAMA

A entidade é vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa) e tem como presidente o escritor, poeta, professor universitário, ativista cultural e advogado Paulo Queiroz.

Paulo ressalta que o propósito da entidade é congregar artistas das mais diversas áreas, como a música, o artesanato e as artes plásticas.

Entre os fundadores da Alcama, figuram escritores, poetas, professores, magistrados, juristas, artistas, advogados, músicos, entre outros intelectuais da cultura.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.