Manaus, 08/12/2022

Mundo

Rússia perdeu estrategica, operacional e taticamente, diz alto general dos EUA

Foto: Reuters
Foto: Reuters
17/11/2022 10h20

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Mark Milley, disse que a Rússia falhou em “todos os” objetivos na guerra contra a Ucrânia.

“Os russos falharam todas as vezes. Perderam estrategicamente, perderam operacionalmente e, repito, perderam taticamente. O que eles tentaram fazer, eles falharam”, disse Milley nesta quarta-feira (16) em uma coletiva de imprensa com o secretário de Defesa, Lloyd Austin, após uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia.

“A reformulação estratégica de seus objetivos, de sua invasão ilegal, falhou, cada um deles.”

Milley listou o fracasso da Rússia em “invadir toda a Ucrânia” no início da guerra, bem como após seu novo foco na região de Donbass e a captura de Zaporizhzhia e Kherson.

“Em todo o traçado da linha de frente de cerca de 900 quilômetros, os ucranianos alcançaram sucesso após sucesso, e os russos falharam todas as vezes”, disse Milley.

O chefe do Estado-Maior Conjunto acrescentou, no entanto, que o objetivo dos ucranianos de “expulsar militarmente os russos fisicamente da Ucrânia é uma tarefa muito difícil” e que provavelmente não será realizada “tão cedo”.

Milley disse que a Rússia ocupa cerca de 20% da Ucrânia e observou que Kherson e Kharkiv, que os ucranianos recuperaram “são relativamente pequenos em comparação com o todo”.

“Em termos de probabilidade, a probabilidade de uma vitória militar ucraniana, definida como expulsar os russos de toda a Ucrânia para incluir o que eles definiram, ou o que eles afirmam ser a Crimeia, a probabilidade de isso acontecer em breve, não é alta, militarmente”, disse.

Milley fez uma ressalva dizendo que “politicamente, pode haver uma solução política em que os russos se retirem”.

“Os militares russos estão realmente sofrendo muito. Portanto, você deseja negociar no momento em que está em sua força e seu oponente está em fraqueza. E é possível, talvez, que haja uma solução política. Tudo o que estou dizendo é que há uma possibilidade para isso”, disse ele. “Isso é tudo o que estou dizendo.”

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.