Manaus, 25/04/2024

Cidade

Saiba como tirar credencial de estacionamento para idosos em Manaus

Saiba como tirar credencial de estacionamento para idosos em Manaus
21/12/2022 10h50

As credenciais de estacionamentos para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), em Manaus, são expedidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Elas podem ser emitidas por idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e autorizam o estacionamento em vaga especial.

De acordo com o IMMU, para obtenção das credenciais, os idosos interessados devem fazer um agendamento no site do Instituto, através do link https://immu.manaus.am.gov.br/index.php?r=agendamento%2Findex.

Para emitir a credencial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF.

Para as pessoas com deficiência, também é necessária a apresentação de laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista. O documento tem validade de cinco anos.

Mais de 9 mil credenciais emitidas em 2022

De acordo com o IMMU, 9.002 credenciais de estacionamentos para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) já foram expedidas durante o ano. Destas, 7.677 emissões foram de idosos e mais 1.325 de PcDs.

O chefe do Serviço de Atendimento Especial (SAE) do IMMU, Jean Carlos Auzier Sobreira, destacou a importância desta documentação.

“Estamos saindo de uma pandemia em que houve uma drástica redução na emissão dessas credenciais e, agora, estamos voltando ao patamar das expedições de antes da pandemia. Ainda assim, muitos idosos e PcDs não buscam esse benefício”, contou.

Com a credencial, o idoso ou PcD estaciona a poucos metros dos locais de comércio e não precisa procurar por vaga. O percentual determinado por lei é 5% para idosos e 2% para PcDs.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.