Educação

Santa Teresa lança novas funcionalidades na plataforma de estudos desenvolvida pela instituição

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
18/02/2021 12h31

A Faculdade Santa Teresa aprimorou e está lançando novas funcionalidades na plataforma digital de estudos desenvolvida pela instituição, ferramenta importante nesse retorno às aulas de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19. As aulas do semestre iniciaram e a ferramenta digital de estudos, totalmente intuitiva, permite fácil acesso aos conteúdos e ferramentas acadêmicas tornando a experiência de estudar muito mais significativa.

As aulas na faculdade iniciaram na modalidade 100% remota, seguindo a orientação dos órgãos de saúde. O coordenador de Tecnologia Educacional da Santa Teresa, Lauro Rosas Neto, explica que desde o ano passado a instituição tem trabalhado com uma plataforma digital própria de estudos e a experiência tem sido bastante interessante, com adesão dos alunos e professores. “A ideia, desde o início, é que a plataforma se torne uma extensão da sala de aula. No ano passado, mesmo com a retomada de algumas atividades presenciais, a ferramenta continuou sendo utilizada no que chamamos de ensino híbrido”, disse.

Segundo ele, as novas funcionalidades têm o objetivo de facilitar ainda mais a experiência do aluno. Entre as novidades estão a interface mais intuitiva e de fácil navegação, para que o estudante visualize tudo que precisa na em apenas um lugar de fácil acesso. Também foram feitas melhorias para que a ferramenta possa ser acessada em qualquer tipo de dispositivo.

As transmissões ao vivo foram aprimoradas e o aluno, ao acessar a aba de aula do dia, já começa a assistir sem precisar um link de acesso. Além disso, foi incluída a opção para que o estudante grave a aula.

Na parte pedagógica, foi desenhada uma única trilha de aprendizagem para todos os conteúdos. Com isso, todos acompanham de forma única as disciplinas e avaliações. Através de soluções de inteligência artificial, os professores têm à disposição indicadores que avaliam a aprendizagem de cada estudante. “É possível saber, por exemplo, se o aluno acessou a aula. Caso ele esteja ausente, o professor pode procurá-lo e entender os motivos”, explicou.

A segurança da plataforma também foi aperfeiçoada e segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. Continuam funcionando, na plataforma, as demais soluções, como participar de chats, fóruns, preencher questionários, assistir ao vivo, realizar avaliação online, além de acessar estações de rádio e tv quando necessário nas atividades. “A ferramenta foi construída pensando em uma pedagogia socioconstrucionista, em que aluno e professor desenvolvem uma relação de colaboração e reflexão crítica”, ressaltou.

Para quem utiliza a ferramentas, os resultados nos estudos têm sido bastante vantajosos. É o caso da estudante do curso de Arquitetura da Santa Teresa, Brenda Vidal. De acordo com ela, a plataforma digital auxilia a monitorar o próprio desenvolvimento nas matérias, pois cada uma possui uma barra que mostra a porcentagem da evolução, além de permitir ver quando um professor posta material novo. “É uma ferramenta fácil de usar, podemos ler os textos e slides na própria plataforma ou abrir em outra aba do Google. Para postar uma resposta do nosso fórum, basta digitarmos e se quisermos acrescentar algum material ou uma atividade passada pelo professor, basta acessar os documentos do computador ou do celular e enviar”, destacou.