Manaus, 20/04/2024

Amazonas

‘Santinhos’ são espalhados na frente do ‘Quarentão’, maior local de votação no AM

Santinhos em frente à Escola Estadual José Lindoso, maior colégio eleitoral do Amazonas — Foto: Henrique Filho/Rede Amazônica
Santinhos em frente à Escola Estadual José Lindoso, maior colégio eleitoral do Amazonas — Foto: Henrique Filho/Rede Amazônica
03/10/2022 09h50

Vários “santinhos” foram espalhados na frente da Escola Estadual José Lindoso, situada no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus, na madrugada deste domingo (2). A unidade de ensino, conhecida como “Quarentão”, é considerada o maior local de votação no Amazonas.

Alguns eleitores chegaram cedo para votar no colégio, que concentra mais de 11 mil eleitores do estado. Neste domingo, na maior parte do Amazonas, a votação segue até 16h.

‘Santinhos’

Logo ao amanhecer, era possível ver vários “santinhos” jogados pelo chão, na rua em frente à escola José Lindoso.

A prática é considerada propaganda irregular, além de crime de “boca de urna”.

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) alerta que o derrame de santinhos gera impactos sociais e políticos, podendo influenciar os eleitores no dia do pleito de forma ampla e geral, contribuindo para que criem ou modifiquem seu convencimento para votar no “número” que tem à vista.

No caso de situações irregulares, os promotores eleitorais fazem o registro com fotografias que demonstrem a prática e que permitam identificar os candidatos beneficiados. A partir daí, deve ser instaurado uma notícia de fato ou um procedimento preparatório eleitoral, com as informações do relatório de fiscalização, e os documentos devem ser remetidos à Procuradoria Regional Eleitoral, para apuração.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.