Manaus, 17/05/2024

Mundo

SÃO MILHARES O NÚMERO DE FERIDOS DURANTE MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS NO CHILE, ASSISTA O VÍDEO

Protesto contra o modelo econômico do estado do Chile em Santiago
Protesto contra o modelo econômico do estado do Chile em Santiago
16/11/2019 19h15

Desde o dia 18 de outubro, os chilenos vêm realizando uma onda de protestos nas principais praças e ruas das grandes cidades do país. Tudo começou quando o presidente do país Sebastián Piñera decidiu aumentar o preço das passagens do metrô em 30 pesos, atingindo um valor máximo de 830 pesos que equivale a R$ 4,73 (na cotação atual), sendo está somente a ponta do iceberg de todos os problemas por qual anda o país.

Outra principal reivindicação que vem tomando o país é a implementação de uma nova Constituição que substitua ou modifique a que está em vigor desde 1980 e foi aprovada durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Apesar da maioria das manifestações terem sido pacíficas, foram contabilizados pelo menos 23 mortos (entre crianças e adultos), milhares de feridos e detidos.

Também foram registrados saques a supermercados, caixas eletrônicos, incêndio e depredações a prédios, metrôs e transportes coletivos (ônibus), concessionárias de veículos destruídos, ocasionando danos materiais milionários.

São diversos os vídeos que circulam pelas redes sociais em que mostram a onda de protestos. Veja:

*Texto editado com informações da Agência Brasil.

*Vídeo editado por Suelem Freitas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X