Manaus, 24/09/2022

Amazonas

Saúde mental dos colaboradores ganha atenção das empresas

Saúde mental dos colaboradores ganha atenção das empresas
23/09/2022 12h10

As empresas têm investido cada vez mais em programas para promover bons hábitos, prevenir doenças e preservar a saúde mental dos colaboradores. Essa foi uma das principais conclusões de uma pesquisa realizada pela consultoria Aon.

De acordo com a pesquisa, 98,9% das companhias oferecem o benefício da assistência médica aos colaboradores. Nos últimos dois anos, porém, cresceu de 28% para 59,7% o índice de empresas que passaram a oferecer programas de gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A Gestora da Área de Pessoas da FPFtech, Ana Ferreira, destacou que a promoção do bem-estar e o cuidado com a saúde mental foram intensificados em razão da pandemia. “As pesquisas já mostravam a importância das empresas investirem no bem-estar dos colaboradores e a pandemia deixou essa necessidade ainda mais evidente”, disse.

O centro de tecnologia e inovação oferta, além do plano de saúde e do plano odontológico, o programa de qualidade de vida, para incentivar os colaboradores à pratica da atividade física, com acesso à academia e aulas de Yoga dentro da empresa. Além disso, a FPFtech também oferece horário de trabalho flexível, com modelo de trabalho híbrido e remoto.

Setembro Amarelo

Em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, a FPFtech também está com programação voltada à saúde e bem-estar dos colaboradores. Além de palestra online realizada semana passada sobre o tema ‘Setembro Amarelo’, no dia 26/9 haverá aferição de pressão e teste de glicemia, além da oferta de exame de bioimpedância (que mede a quantidade de músculo, osso e gordura do corpo). No dia 27/9, os colaboradores também poderão fazer uma massagem relaxante e o exame de bioimpedância.

Panorama

A saúde mental está relacionada ao equilíbrio emocional, qualidade de vida e bem-estar. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito consiste em um estado no qual o indivíduo consegue lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar com produtividade e é apto a contribuir para a sociedade.

Ainda segundo a OMS, 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. Dessa forma, são diversos os motivos que a saúde mental dos colaboradores pode ser afetada.  Entre as principais causas das doenças psicossociais no ambiente de trabalho estão: competitividade excessiva, altas exigências, assédio moral, relações interpessoais difíceis, longas jornadas de trabalho, grande carga de funções e falta de separação entre vida pessoal e profissional.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.