Manaus, 23/04/2024

Polícia

SEAP REALIZADA PROCEDIMENTO DE REVISTA NA UPP

SEAP REALIZADA PROCEDIMENTO DE REVISTA NA UPP
15/11/2018 16h53

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta quinta-feira (15/11), procedimento de revista na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. O objetivo da ação é garantir o controle do sistema prisional com o reforço na atuação dos servidores para evitar situações de transtorno nas unidades.

Durante a operação na unidade prisional, que teve início às 6h e encerrou às 11h, foram encontrados três (03) marteletes, cinco (05) facas artesanais, nove (09) estoques (armas artesanais, pontiagudas, feitas de ferro) e um (01) facão artesanal.

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, as operações tem como objetivo retirar materiais que possam ser utilizados pelos presos em possíveis alterações no sistema e evitar novas fugas no sistema prisional. “A Seap está em constante alerta com as movimentações dos presos nas unidades prisionais. As medidas que estão sendo tomadas para nos prevenirmos e adiantarmos para possíveis surpresas e tomadas de decisões dos presos em causarem motins, rebeliões ou fugas”.

Resultado da operação na UPP – O secretário da Seap, coronel da Polícia Militar Cleitman Coelho pontuou que a revista não detectou nenhum túnel ou escavação na UPP, onde foi intensificado todo o procedimento de segurança. Além disso, também não foram encontradas situações que comprometam a segurança da unidade, como celas e barras de ferro serradas. “Nós verificamos em todas as unidades e não encontramos nada que leve a crer que existam túneis ou outras formas para que os internos consigam fugir. Não há comprometimento de nenhuma cela e a Seap continuará com as medidas adotadas, que são fundamentais para o controle das unidades prisionais do Estado, mesmo com a pressão das facções criminosas que atuam no Amazonas, como em todo o País”.

Ações contínuas – De janeiro a outubro de 2018, a Seap já realizou 93 revistas nas unidades prisionais da capital e do interior, com uma média de oito a nove revistas por mês. A Seap possui um cronograma de revistas e fiscalizações previstas para ocorrerem no sistema prisional, tanto em unidades prisionais da capital quanto no interior. As ações também são realizadas em casos extraordinários mediante informações do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e demais setores de inteligência do Estado, sobre o sistema prisional.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.