]

Manaus, 27/07/2021

Cidade

Seas realiza capacitação presencial para técnicos do Programa Bolsa Família

Seas realiza capacitação presencial para técnicos do Programa Bolsa Família
12/07/2021 17h00

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realiza, a partir desta segunda-feira (12/07), a capacitação de gestores e técnicos que atuam com o Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único. A atividade acontecerá até a próxima sexta-feira (16/07) e contempla dez municípios na primeira turma. O evento será realizado na sala Multiuso da Seas, com aulas expositivas, exercícios práticos e dinâmicas.

Na primeira turma, serão capacitados os representantes dos municípios Anori, Barcelos, Caapiranga, Jutaí, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

A capacitação visa proporcionar conhecimentos aos gestores e técnicos municipais integrantes das secretarias municipais de Assistência Social.

A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Ana Claudia Soares da Rocha, explica que a ideia é criar um ambiente com troca de experiências entre os participantes, contribuindo para a qualidade dos serviços ofertados aos beneficiários do Bolsa Família.

“Capacitando nossos profissionais, garantimos maior eficiência nos trabalhos e no atendimento aos beneficiários”, disse.

No Amazonas, atualmente um total de 641.431 famílias fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais. Desse total, 408.470 famílias foram contempladas com o pagamento do benefício no mês de julho.

O que é

O Bolsa Família é um benefício pago às famílias pobres e extremamente pobres inscritas no Cadastro Único. O benefício básico é de R$ 89, mas as famílias chegam a receber o valor médio de R$ 226,21 por conta das variáveis – até cinco por família, criança ou adolescente de 0 a 15 e o Benefício Variável vinculado ao adolescente entre 16 e 17 anos. As condicionantes exigidas como contrapartida para receber o abono têm como base acompanhamento escolar e na área da saúde.

 

 

Fonte: Agência Amazonas.