Manaus, 29/03/2024

Amazonas

Sejusc participa de desmobilização de manifestantes no CMA com ações de sensibilização no local

Sejusc participa de desmobilização de manifestantes no CMA com ações de sensibilização no local
09/01/2023 15h30

Em prol de sensibilizar e orientar as pessoas sobre seus direitos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou, nesta segunda-feira (09/01), da ação de retirada dos manifestantes da frente do Comando Militar do Amazonas (CMA), na zona oeste de Manaus. A ação de desocupação foi uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Contribuindo com a força-tarefa, as secretarias executivas de Direitos Humanos (Sedh), de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) e Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc auxiliaram na retirada e orientação dos públicos com a presença de técnicos, psicólogos e equipe psicossocial na ação.

Luciana Andrade, secretária da Seadpi, reforçou que a desmobilização foi uma garantia da humanização e dos direitos dos idosos presentes no local.

“De forma geral, os manifestantes que se encontram aqui hoje são 80% pessoas idosas, pessoas que se declaram aposentados, então há toda uma preocupação pois há muitas pessoas vulneráveis e, conforme a legislação, estamos aqui para fazer esse acompanhamento”, informa a secretária.

De acordo com a gerente de Promoção de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Jaqueline Nogueira, a pasta esteve acompanhando a desocupação com ações preventivas para proteger o público infantojuvenil.

“Nós estivemos a frente da ação sensibilizando as famílias nessa situação de risco, orientando a saída antes da intervenção geral e preservando sua integridade, uma vez que as crianças aqui estão fora das escolas, correndo risco de atropelamento, de insolação, entre outras violações de direitos”, comenta Jaqueline.

A retirada foi realizada de forma pacífica durante toda a manhã no local com a participação da Prefeitura, da Polícia Civil, Guarda Municipal e outros órgãos do Estado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.