Manaus, 19/04/2024

Amazonas

Seleção Indígena de Futebol de Rio Preto da Eva recebe uniformes para disputa de campeonato

Seleção Indígena de Futebol de Rio Preto da Eva recebe uniformes para disputa de campeonato
13/07/2022 12h20

Na noite desta terça-feira (12), a Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio da Coordenação de Esporte do município, entregou os uniformes para os 22 jogadores que compõem a Seleção Indígena de Futebol. A equipe recebeu a camisa, o short e o meião para jogo, na cor laranja, que representa Rio Preto. Durante a entrega, no Ginásio da Escola Municipal Menino Jesus, o prefeito Anderson Sousa falou sobre o incentivo ao esporte. “Nós estamos aqui para somar com o esporte. Já entregamos bolas para a realização dos treinos, entregamos os equipamentos para todos os times que vão disputar os jogos distritais, estamos reformando o Estádio Francisco Garcia, o Ginásio Dayson Siqueira Pinto, e até semana que vem devemos entregar mais um ginásio na cidade”, disse Anderson.

“Assim que nós recebemos a solicitação das comunidades indígenas para dar apoio ao time que participaria da competição, de imediato o prefeito Anderson Sousa pediu para que agilizássemos os uniformes para o jogo, entregássemos bolas, pediu para encontrarmos um campo para a realização dos treinos, todo o aparato e suporte foi disponibilizado”, destacou Clebson Menezes, coordenador de Esporte do município.

Durante a entrega dos uniformes, ainda foram realizadas apresentações culturais. A seleção indígena de Rio Preto da Eva vai disputar a I Copa Indígena de Futebol do Amazonas, que reúne equipes de todos os municípios do Estado. O primeiro jogo deve acontecer no fim deste mês, contra a seleção de Itacoatiara. “A primeira etapa foi uma seletiva dentro do próprio município, em várias comunidades indígenas, para encontrar os 22 melhores jogadores de futebol e formar a seleção. Em seguida nós começamos os treinos e a preparação física e tática para a competição”, informou Sérgio Sampaio, coordenador da Copa Indígena em Rio Preto da Eva.

O técnico da equipe está confiante e diz que o time está preparado para a competição. “Nós estamos com um bom time e estamos trabalhando forte. Antes da estreia a gente ainda vai fazer um amistoso contra o RPE Parintins, que vai disputar a Série B do Amazonense, e isso vai ser muito importante para avaliarmos os pontos fortes e trabalharmos as fragilidades”, informou Augusto Castro.

Uma das armas do time é o atacante Itamar Marubo, da etnia Marubo, promessa de ser o artilheiro. “É a primeira vez que vou jogar futebol em uma competição oficial e eu estou gostando da experiência. A gente fica muito feliz pelo apoio recebido e com certeza vamos dar o nosso melhor dentro de campo para trazermos a vitória pra Rio Preto”, disse o jogador.

A I Copa Indígena de Futebol do Amazonas acontece de 09 de julho a 14 de agosto. A competição é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI) e a Fundação do Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Internacional de Futebol (FIFA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.