Amazonas

Sema entrega mais de 1,8 mil kits de higiene para moradores de Unidades de Conservação

Sema entrega mais de 1,8 mil kits de higiene para moradores de Unidades de Conservação
17/02/2021 22h50

Mais de 1,8 mil kits de higiene e limpeza foram entregues, neste mês, para comunitários de oito Unidades de Conservação (UC), administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Nesta quarta-feira (17/01) foi a vez da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro receber as doações. Ao todo, 150 famílias foram beneficiadas com a entrega de 200 kits na RDS.

O material foi doado ao Governo do Amazonas pelo grupo Carrefour Manaus, em articulação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ao todo, 22 mil itens, entre álcool em gel, detergentes, sabonetes e máscaras de proteção, foram entregues para dar suporte ao Programa Emergencial de Combate à Covid-19 em Unidades de Conservação.

“Nós temos reunido um número grande de parceiros por meio do Programa, para atividades que vão desde a reestruturação da capacidade de atendimento em hospitais do interior, até ações como esta, na RDS Rio Negro, voltadas mais para a assistência social”, disse o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ao acompanhar a entrega dos kits na comunidade 15 de setembro, situada dentro da Reserva.

Para o presidente da comunidade, Zico Pinheiro, os kits vão reforçar as medidas de prevenção já adotadas pelos comunitários. “Eu agradeço muito à Sema, junto com todos os parceiros, por estarem aqui nos apoiando com esses kits. Isso é muito importante, pois existem famílias que não têm como comprar um kit desse para se prevenir dessa doença”, pontuou.

De acordo com o presidente da Associação-Mãe da RDS Rio Negro, Viceli Costa, as doações permitem, sobretudo, manter a saúde da comunidade. “A partir do momento que a gente recebe esses kits, nós evitamos que o nosso comunitário vá até a cidade e fique exposto ao vírus. Assim a gente diminui o risco de contaminação, evitando que o vírus chegue na nossa comunidade”, explicou.

Também foram contempladas com os kits de higiene e limpeza as Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Madeira, Rio Amapá, RDS Canumã, Uatumã e RDS Amanã. Kits também foram entregues para moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, em Presidente Figueiredo, e da Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus, no município de Itacoatiara.

Além dos kits de higiene, a Sema ainda fez a entrega de 55 caixas de luvas de procedimento, também doadas pelo grupo Carrefour Manaus. Os EPIs foram destinados aos postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS), situadas nas UCs e nas sedes municipais que atendem moradores das áreas protegidas sob gestão da Sema.