Manaus, 16/04/2024

Mundo

Senado dos EUA rejeita 2º impeachment de Donald Trump

© Andrea Hanks/Casa Branca
© Andrea Hanks/Casa Branca
14/02/2021 12h31

O Senado norte-americano rejeitou o 2º processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump. O pedido de impeachment de Trump havia sido motivado pelas declarações do presidente no dia da invasão ao Capitólio, sede do Congresso norte-americano. Opositores consideravam que ele incitou o ato, que deixou 5 pessoas mortas e várias feridas, colocou em risco congressistas.

Eram necessários ao menos 2/3 dos votos do Senado (67 de 100 senadores) para condenar Trump: foram apenas 57 a favor da condenação contra 43. A Casa Alta norte-americana é composta por 50 democratas (incluindo 2 senadores independentes que votam com o partido) e 50 republicanos. A presidente é Kamala Harris, vice do atual presidente dos EUA, Joe Biden. Para Trump ser condenado e ficar inelegível, seria necessário que 17 republicanos votem contra ele.

Trump é o 1º presidente na história dos Estados Unidos a ter 2 processos de impeachment abertos. Em dezembro de 2019, o republicano foi a julgamento uma vez na Câmara, controlada pelos democratas, por pressionar o líder da Ucrânia a encontrar podres políticos sobre Joe Biden, na época seu provável adversário nas eleições presidenciais de 2020. O presidente, porém, foi absolvido pelo Senado, de maioria republicana.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.