Política

Senador Plínio Valério é convidado para cerimônia de sanção do projeto de sua autoria, de autonomia do BC

Senador Plínio Valério é convidado para cerimônia de sanção do projeto de sua autoria, de autonomia do BC
23/02/2021 15h31

BRASÍLIA. Novato no Senado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) participa como convidado, amanhã, da solenidade de sanção da primeira lei de sua autoria, que confere autonomia operacional do Banco Central , aprovada esse mês pelo Congresso Nacional . Esse foi um dos primeiros projetos de lei apresentados por Plínio assim que assumiu seu mandato, no início de 2019.

Há 27 anos tentativas de autonomia do BC vem sendo frustradas no Congresso Nacional. Agora o Congresso conseguiu vencer as barreiras e aprovar o projeto de Plínio. Com a sanção nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, o projeto do senador amazonense vira lei de fato, colocando o Brasil entre as economias modernas do Mundo que tem seus Bcs autônomos.


“O convite para eu participar da cerimônia , como autor do projeto que viabilizará a autonomia do Banco Central, é uma deferência especial ao Parlamento, que em dois anos avançou em uma matéria que sempre foi tabu e alvo do boicote de partidos de oposição nas duas Casas ao longo de quase três décadas . Será uma honra participar desse momento histórico”, comemorou Plínio Valério.


Na mesma cerimônia de sanção da nova lei, a ser realizada nesta quarta-feira as 18 horas no Palácio do Planalto, serão empossados o novo ministro da Cidadania, João Roma, e Onyx Lorenzoni, na Secretaria Geral da Presidência.