Manaus, 24/04/2024

Brasil

SENADORES DEBATEM INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA E PANTANAL NA PRIMEIRA SESSÃO PRESENCIAL DA CCJ APÓS A PANDEMIA

SENADORES DEBATEM INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA E PANTANAL NA PRIMEIRA SESSÃO PRESENCIAL DA CCJ APÓS A PANDEMIA
22/09/2020 16h31

BRASÍLIA| Na primeira sessão presencial da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após seis meses de pandemia, os incêndios na Amazônia e Pantanal movimentaram o debate entre os senadores presentes. Os senadores Plínio Valé rio (PSDB-AM) e Simone Tebet (MDB-MS) reafirmaram que os dois biomas pertencem ao patrimônio dos brasileiros, mas em primeiro lugar dos pantaneiros e amazônidas, e cobraram maior ajuda para preservação ambiental. Na sabatina dos indicados para o Superior Tribunal Militar (STM), Valério reclamou que , no intuito de atingir o presidente da República Jair Bolsonaro, opositores atacam militares da Marinha, Aeronáutica e Exército que tem atuação histórica na Amazônia , tanto no atendimento a população, como no combate ao narcotráfico nas fronteiras.

A senadora Simone Tebet , que reconheceu suas ligações com o agronegócio do Mato Grosso do Sul, reclamou que menos de 1% de maus fazendeiros e grileiros de terras, estão manchando o trabalho de 99% de pecuaristas e produtores agrícolas que usam as melhores práticas de preservação do meio ambiente na região. Em relação ao fogo que destruiu 20% do bioma no Pantanal, ela cobrou que os culpados pelo incêndio, que pela apuração aponta para seis fazendeiros, devem ser rigorosamente punidos dentro da lei do Código Florestal.

_ Quero aproveitar o desabafo da senadora Tebet para dizer que nesse momento mais uma vez nós brasileiros somos obrigados a conviver com hipocrisias e mentiras sempre em relação a Amazônia . Todos os anos, a seca que provoca esses incêndios acontece. Pecamos por não nos anteciparmos a eles. A hipocrisia fica clara, cristalina, quando dizem que na Califórnia é incêndio. Na Amazônia é queimada _ reclamou Valério.

Valério lembrou que é caboclo das barrancas do Juruá e que, menino, conviveu com as corvetas chegando na região, que fica a 1.200 quilômetros de Manaus . Os estudantes voavam nas aeronaves da Aeronáutica para estudar em Manaus e passar as férias em Eirunepé. E o Exército nas fronteiras combatendo o narcotráfico.

_ O Exército na Amazônia não tem nem laptop, porque não tem internet. E eles combatem o narcotráfico. E essa hipocrisia dos que querem fazer da Amazônia uma jardim botânico , não ajuda o governo brasileiro a municiar o Exército com equipamentos modernos .Portanto , nesse momento de mais hipocrisia contra os Amazônidas, contra o Exército, eu quero deixar claro aqui, que o brasileiro tem que ter orgulho de ser brasileiro, não pode entrar nessa que a Amazônia está pegando fogo e sendo devastada. Os crimes serão punidos como a lei prevê. Há incêndios, há crimes , claro que há. Mas o Brasil é o País que mais preserva seu meio ambiente. Portanto nós não somos os vilões, os bandidos, os bandidos são os outros _ protestou Plínio em seu pronunciamento na CCJ.

O senador Marcos do Val (Podemos/ES) disse que seria cruel e injusto dizer que as Forças Armadas não estão fazendo um trabalho hercúleo como sempre fizeram, passando imagem de que estão com os braços cruzados permitindo os incêndios na Amazônia e no Pantanal.

_ Quanto vale uma floresta dessas preservada para o Planeta? Ninguém discute isso . O Fundo Amazônia tem dinheiro, mas tem dinheiro para dar para as ONGs que se encaixam como uma luva no que eles exigem . Uma só ONG no Amazonas recebeu R$54 milhões em um ano, enquanto o governo todo do Amazonas recebeu R$37 milhões _ disse Plínio.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.