Manaus, 19/06/2021

Cidade

SES-AM alerta sobre prevenção durante festas de fim de ano

SES-AM alerta sobre prevenção durante festas de fim de ano
14/12/2020 11h50

Em um ano atípico, em que se vivencia a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as datas comemorativas do mês de dezembro devem ser desfrutadas com cuidados redobrados em relação à saúde. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que a população do estado mantenha as medidas de segurança na hora de ir às compras e nas comemorações em família, evitando promover ou participar de aglomerações.

Para aqueles que não abrem mão de comprar os tradicionais presentes de Natal ou aquela roupa nova para usar na noite de Reveillón e entrar o próximo ano com o pé direito, a secretaria reforça que as compras on-line devem ser priorizadas. Caso haja a necessidade de ir presencialmente, o cidadão deve optar por ir em horários alternativos e escolher centros de compras com o menor fluxo de pessoas.

O infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antônio Magela, faz questão de frisar a importância de se manter o uso da máscara, higienizar com frequência as mãos com água e sabão, e ter sempre por perto álcool gel.

“Se as pessoas vão ao comércio, tentem encontrar um horário de menor fluxo de pessoas e sempre observando as orientações de, em um ambiente de aglomeração, ter o uso da máscara (protegendo sempre nariz e boca), mantendo o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e a higiene das mãos frequente. Se não puder ser com água e sabão, que seja com álcool em gel”, afirmou.

De acordo com o infectologista, é necessário fortalecer as medidas de proteção individual e coletiva. “Nessa época do ano, em que há um aumento considerável no movimento do comércio, como é de praxe em todos os anos, há sempre uma preocupação com a segurança. Nesse ano, essas preocupações continuam existindo e adicionamos mais uma, além da segurança com relação à violência urbana, temos agora as questões de segurança com relação à saúde”, ressaltou.

Outro ponto importante de ser destacado é na realização das famosas “confraternizações”. Com a proximidade do final do ano, as pessoas desejam estar mais próximas de parentes e amigos. Para isso, a orientação é que evitem reuniões em ambientes como bares e restaurantes e restrinjam os encontros a, no máximo, dez pessoas.

Para as noites do dia 24 e 31, as autoridades sanitárias recomendam que as comemorações ocorram, preferencialmente, entre pessoas que residam no mesmo local, evitando festas com grande número de convidados.

O infectologista Antônio Magela destaca que, além da Covid-19, há também a ocorrência de todas as outras doenças respiratórias, que aumentam nessa época do ano e que são transmitidas da mesma forma, e por isso o cuidado precisa ser redobrado.

“O que nós voltamos a recomendar são as mesmas orientações para que as pessoas possam festejar o Natal ou o Ano Novo, mas sempre pensando na sua segurança e na segurança de seus familiares”, disse.

Via assessoria