Manaus, 09/12/2022

Cidade

SETEMBRO AMARELO: FAMÍLIAS ATENDIDAS PELA LBV RECEBEM INFORMAÇÕES SOBRE COMBATE AO SUICÍDIO

Setembro Amarelo – Famílias atendidas pela LBV recebem informações sobre combate ao suicídio Foto : Janilson Mendonça
Setembro Amarelo – Famílias atendidas pela LBV recebem informações sobre combate ao suicídio Foto : Janilson Mendonça
20/09/2018 11h45

Manaus/AM – Desde sua fundação, a Legião da Boa Vontade busca proporcionar melhores condições de vida para os menos favorecidos e isso inclui, não somente, os menos favorecidos de apoio material, que é importantíssimo, mas também, os de apoio emocional.

Por esse motivo a instituição promoveu a palestra intitulada “Valorize a Vida”, proferida pela Sra. Roberta Albuquerque, psicóloga especialista em neuropsicologia, que esclareceu dúvidas, mostrou os sinais apresentados por pessoas que tendem ao suicídio, apresentou formas de apoio a essas pessoas e também ouviu casos dos presentes.

Roberta afirmou que a maioria dos casos de suicídio poderia ser evitado se as pessoas estivessem mais propensas a ouvir sem fazer julgamentos ou banalizar a situação vivenciada por outras pessoas.

Para ela, infelizmente, muitas pessoas tentam ‘minimizar’ o momento vivido pelo suicida em potencial, dizendo ‘Eu já passei por isso e superei, você vai superar também’ ou ‘Para com isso, isso é besteira’ ou ainda, ‘Ah! Isso é frescura’, quando o certo seria ouvi-lo, encorajá-lo a superar seus desafios, lembrá-lo de que sempre há alguém que se importa com ele e que o ama, e principalmente, encaminhá-lo ao apoio profissional acompanhando-o em todo o processo, desta forma a pessoa se sentirá mais confortada.

Ainda de acordo com Roberta, as pessoas que buscam essa alternativa (o suicídio) para escapar dos problemas, na maioria das vezes apresentam sinais, mas é preciso estar atento a eles: “O que elas precisam é de uma palavra amiga, mas, principalmente, que você esteja preparado para ouvir, sem julgamentos. Mostrar interesse e ser empático, inicialmente, são as melhores formas de ajudar”.

Rute Tavares, mãe de crianças atendidas pela LBV na capital amazonense afirmou não saber da existência de um número onde as pessoas podem recorrer e evitar o suicídio: “Eu não sabia que existia esse número para ligar e evitar que alguém cometa essa tragédia”. Rute refere-se ao 188, número disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, que oferece apoio psicológico 24 horas por dia, garantindo o total anonimato, para pessoas que tentam o suicídio em qualquer lugar do Brasil.

A Educadora Social Elizabeth Silva, que estava presente na palestra afirmou que o encontro da profissional de psicologia com as famílias atendidas pela LBV foi muito importante para esclarecer algumas dúvidas. Apesar do assunto ser, ainda, um tabu para muitos, é essencial que seja amplamente divulgado para evitar que os números do suicídio aumentem. “Vimos a necessidade de transmitir aos nossos usuários essas informações importantes sobre a campanha do Setembro Amarelo e sabemos que a maioria das famílias não tem esse conhecimento”, disse.

Todos os meses a Legião da Boa Vontade realiza um encontro com as famílias e proporciona a elas sempre um tema atual e importante, onde aborda assuntos voltadas ao bem-estar de todos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Manaus, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 997, bairro Cachoeirinha. Outras informações, ligue (92) 3215-7900 / 7930.

Texto e Fotos: Janilson Mendonça

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.