Manaus, 17/05/2024

Amazonas

SETRAB E SEMA REALIZAM PROJETO COM ASSOCIAÇÕES DE CATADORES PARA FORTALECER ATIVIDADE NO AMAZONAS

SETRAB E SEMA REALIZAM PROJETO COM ASSOCIAÇÕES DE CATADORES PARA FORTALECER ATIVIDADE NO AMAZONAS
06/06/2019 09h41

As secretarias de Estado do Trabalho (Setrab) e de Meio Ambiente (Sema) e as associações de catadores de materiais recicláveis construirão um projeto em conjunto para o fortalecimento da atividade no Amazonas. O objetivo é buscar recursos federais de fomento ao trabalho ou mesmo de fundos ligados ao meio ambiente para financiar melhorias à atividade.

Esse foi o principal encaminhamento tirado da reunião de hoje (5/6), organizada pelo governador em exercício e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, na sede do Governo, com os titulares da Setrab, Sema e líderes de associações de catadores. Carlos Almeida também está propondo que as associações trabalhem com materiais recicláveis gerados pelos órgãos do Estado.

Em 2013, o Estado aprovou projeto no então Ministério do Trabalho, garantindo R$ 4 milhões para financiar melhorias na atividade, em Manaus e em mais 25 municípios do interior do Amazonas. Como nesse período o recurso não foi utilizado, a verba teve que ser devolvida à União.

“Nas gestões passadas, a Setrab pediu oito vezes prorrogação para uso do recurso, mas como o projeto não saiu do papel, tivemos que devolver o valor”, relatou a secretária de Trabalho, Neila Asrak. Segundo ela, a proposta agora é reformular o projeto com as participações da Secretaria de Meio Ambiente e das associações de catadores.

Fortalecimento da atividade – Irineide de Lima, da Associação de Catadores de Recicláveis, explica que é muito frustrante saber que o governo teve que devolver recurso porque o projeto não foi implantado. “Ele (o projeto) é desde 2013 e durante todo esse tempo sonhamos em melhorar nossas condições de trabalho”. Segundo Suelen Cardoso, da Nova Recicla, só em Manaus existem 10 associações, reunindo cerca de 300 catadores.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, lembrou que o projeto voltado aos catadores vai também contribuir para a realocação de catadores que atuam em lixeiras. “Muitos prefeitos do interior inclusive estão sendo acionados pelo Ministério Público por causa dessa condição”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X