Manaus, 19/05/2024

Política

SIDNEY LEITE CONSTATA ABANDONO DA SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado Sidney leite foto>Divulgação
Deputado Sidney leite foto>Divulgação
25/02/2019 11h35

Em visita à UPA 24h do município de Tabatinga neste final de semana, o deputado federal Sidney Leite (PSD) constatou um total descaso e esquecimento do poder público naquela região, com um cenário caótico da saúde pública regional.

Sem medicamentos, com falta de materiais básicos de higiene, luvas, com equipamentos sucateados e abandonados por falta de material para funcionar, além de funcionários e fornecedores com pagamentos atrasados há meses, a população que depende do serviço de saúde fica refém dessa dura realidade.

Diante desse cenário, Sidney Leite vai formalizar denúncia aos Ministérios Público Estadual e Federal para que tomem providências, que incluem ainda o transporte de material de saúde que é feito equivocadamente por balsa, em vez de barcos.

Ao lado do médico Rogério Campuzano, que atua na área de saúde no Alto Solimões, o deputado percorreu a unidade hospitalar e verificou a situação de abandono.

Segundo o parlamentar, o equipamento de mamografia, por exemplo, está parado sem uso devido a falta de filme de revelação. Também parados estão os dois raio-x da UPA, um móvel e outro fixo, que não funcionam, além da falta de material cirúrgico e até mesmo rouparia especial para esterilizar equipamentos.“A população de Tabatinga está à mercê da sorte e não há nenhuma fala por parte da Susam”, acrescenta Leite.

Segurança

O mesmo cenário de abandono foi constatado no serviço de segurança pública no município. Conforme dados colhidos por Sidney Leite na cidade, o Comando do 8° Batalhão da Polícia Militar em Tabatinga conta com um efetivo de 106 policiais, sendo que 80 deles deviam estar em policiamento ostensivo, mas 20 estão “emprestados” para outros órgãos. Ou seja, efetivamente são 60 deles nas ruas para fazer o policiamento ostensivo na fronteira com Brasil, Colômbia e Peru. Já a Polícia Civil conta com apenas dois policiais na cidade.

O acesso ao Batalhão da PM está localizado em uma área intrafegável devido o número de crateras que a via possui, o que gerou um quadro de viaturas danificadas. Aliado a isso, o prédio do batalhão está em completo abandono com instalações elétricas e hidráulicas precisando de reformas.

Segundo o deputado Sidney leite, o crescimento da violência no país tem duas direções. “Uma são as novas dinâmicas do crime organizado, agora, a outra, é a insistência da política pública de várias esferas e poderes, de continuar fazendo mais do mesmo. No caso de Tabatinga a presença do Estado na questão de segurança passa longe do ideal”, afirmou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X