Manaus, 08/06/2023

Mundo

SpaceX tentará novo lançamento da Starship nesta quinta

Imagem: SpaceX/Divulgação
Imagem: SpaceX/Divulgação
19/04/2023 13h20

O primeiro voo da Starship, maior foguete do mundo desenvolvido pela SpaceX para viajar para a Lua e Marte, terá uma nova tentativa na quinta-feira (20).

missão, que será de teste e sem tripulação, estava marcada para começar na segunda-feira (17). Por volta de 10h20 (horário de Brasília), foi anunciado um adiamento.

A nova decolagem deve ocorrer por volta de 10h28 (horário de Brasília). O lançamento do foguete será feito a partir do Starbase, a base espacial da SpaceX em Boca Chica, Texas, segundo a agência AFP.

Nesta segunda, a decolagem foi suspensa minutos antes do horário programado, devido a um problema de pressurização no estágio de propulsão, de acordo com informações da empresa.

“Antecipamos um mínimo de 48 horas antes de podermos tentar este voo de teste novamente”, destacou um funcionário da SpaceX em um vídeo ao vivo transmitido pela empresa.

Musk havia dito no domingo, durante um evento no Spaces do Twitter, que “é um voo muito arriscado”. “É o primeiro lançamento de um foguete muito complexo e gigante”, destacou.

“Há um milhão de maneiras que este foguete pode falhar. Vamos ser muito cuidadosos e, se virmos algo que nos preocupa, vamos adiá-lo”, adiantou ele.

A Nasa, agência espacial americana, escolheu a espaçonave Starship para levar astronautas à Lua no final de 2025 – em uma missão chamada Artemis III – pela primeira vez desde o fim do programa Apollo, em 1972.

Com 120 metros de altura, o Starship pertence à categoria de lançadores superpesados, capazes de transportar uma carga maior que 100 toneladas em órbita. Sua potência de decolagem deve ser mais que o dobro do lendário Saturno V – 111 metros -, foguete do famoso programa lunar Apollo.

A Starship consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta a equipe e a carga, localizada em cima do propulsor em primeiro estágio Super Heavy, com cerca de 70 metros

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.