Manaus, 02/10/2022

Amazonas

Tabatinga e Benjamin Constant vão receber 4,9 mil luminárias de LED para modernização da iluminação pública

Tabatinga e Benjamin Constant vão receber 4,9 mil luminárias de LED para modernização da iluminação pública
22/09/2022 12h20

Uma balsa com 4,9 mil luminárias de LED e os materiais para modernizar a iluminação pública nos municípios da região de fronteira partiu de Manaus, nessa quarta-feira (21/09), com destino à Tabatinga e Benjamin Constant. A embarcação transporta 300 toneladas de equipamentos e veículos que serão utilizados para substituir as lâmpadas a vapor metálico, vapor de sódio e mistas pela nova tecnologia.

O programa de modernização da iluminação pública do interior está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e, até esta segunda-feira já alcançou 15 municípios e 22 comunidades rurais, com mais de 34 mil pontos de LED instalados.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, como possui a maior quantidade de pontos de iluminação pública a serem instalados (3,3 mil), Tabatinga receberá o maior volume de materiais e o restante será transportado em embarcações menores para Benjamin Constant, que terá 1,5 luminárias implantadas. “A previsão é que a balsa chegue à Tabatinga na próxima semana e, a partir de então, os trabalhos serão executados de forma simultânea nas duas cidades, com previsão de conclusão em até 20 dias”, disse Campelo.

Além das luminárias de LED e os equipamentos necessários para a implementação da nova tecnologia, foram enviados à tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia) seis veículos, sendo dois caminhões, duas caminhonetes, um furgão e um triciclo para execução dos trabalhos pelas equipes técnicas. O embarque dos materiais iniciou no sábado (17/09).

Conforme a Avanço Construções, empresa contratada para execução dos trabalhos, um dos desafios da modernização da iluminação pública no interior do Amazonas é a logística e acesso aos municípios. “Toda vez que nós iniciamos a execução dos trabalhos em um município, montamos uma base nesse local, que é basicamente transportar a empresa com equipes, materiais e veículos”, afirma Josenaldo Prazeres, um dos engenheiros eletricistas responsáveis pelos trabalhos no interior do Amazonas

Na última sexta (16/09), outra balsa com 150 toneladas de equipamentos embarcou para São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, que receberá 1,5 mil luminárias de LED nos próximos dias para a modernização da iluminação pública. Em Boca do Acre e Novo Airão, os serviços estão em fase de conclusão. Os próximos a serem beneficiados com a modernização são Eirunepé, Carauari e Beruri.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.