]

Manaus, 27/09/2021

Amazonas

Técnicas de respiração e humor ajudam a diminuir ansiedade antes das provas do vestibular

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
31/05/2021 14h51

Manter o foco nos estudos nunca foi tão desafiador para quem está apenas iniciando a fase adulta. Em meio à pandemia, muitos jovens tiveram que lidar com a pressão pela aprovação no vestibular, ansiedade, perda da renda familiar e de parentes. Para ajudar os alunos que farão a prova da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a partir deste domingo (30), o Vetor Centro de Estudos tem oferecido desde técnica de respiração e até humor para que eles possam enfrentar esse momento com mais leveza.

“Com tudo o que tem acontecido, os alunos estão com uma carga emocional muito grande e não tem sido fácil para eles administrarem isso, então com a ajuda da Fernanda Leal, ensinamos técnicas de foco, relaxamento e descanso, para que consigam não somente ter um bom desempenho nos processos seletivos, mas que possam levar esses ensinamentos pra vida”, afirma o coordenador pedagógico do cursinho, Albervan Cidrônio.

Especialista em psicologia positiva, Fernanda é criadora do Método Leal, um método de estudo voltado para jovens, e oferece a esse público um trabalho de orientação e mentoria baseado em pesquisas e estudos científicos. Diminuição da irritabilidade, aumento da sensação de bem-estar e de otimismo foram alguns dos resultados alcançados pelos jovens que experimentaram a técnica.

“Neste momento em que os alunos estão praticamente na véspera da prova, minha dica é organizar as ideias, descansar, praticar um esporte, ver a sua série favorita ou ouvir uma música, ler um resumo na altura do campeonato não é uma boa estratégia”, disse Fernanda Leal.

Ela também aconselha aprender exercícios para diminuir a ansiedade. Experimentar tirar alguns minutos do dia para fazer uma pausa e fazer uma respiração diafragmática, também conhecida como a respiração pela barriga, em que no momento em que é inspirado o ar pelo nariz, o abdômen fica inchado, e quando é expirado pela boca, a barriga desincha.  “Além de diminuir o estresse e a ansiedade, essa técnica de respiração é muito útil para diminuir o cansaço durante a prova”, informa Fernada.

Com a ajuda do humorista Márcio Braga, outra estratégia do Vetor Centro de Estudos é o humor. “Essa é uma técnica usada inclusive nos hospitais, já é comprovado os benefícios que rir causa ao nosso organismo. Então através do humor, ajudo os vestibulandos a relaxarem e a destravarem a memória, porque a tensão muitas vezes acaba causando bloqueio”, revela.

Na sala de aula, Márcio realizou uma série de brincadeiras com os alunos que irão fazer as provas do vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da UEA. “Adaptei uma apresentação que se chama Atravessando a Crise com Criatividade e Humor, que aborda de forma leve e engraçada esse momento desafiador que eles estão passando”, disse o humorista.

Técnicas dos alunos

Aluno do Vetor desde 2018, Daniel Amorim, de 17 anos, conta que a preparação para as provas não foi fácil.  Aprovado em Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o jovem perdeu a mãe uma semana antes de fazer a prova.

“Não foi nada fácil perder alguém que sempre estava ao meu lado, me incentivando, o sonho dela era me ver passando no vestibular, então isso me ajudou ainda mais a não perder o foco, passei a estudar mais e agora minha meta é ser aprovado em Odontologia”, afirma Amorim, que irá fazer as provas da UEA.

Para lidar com a ansiedade, a técnica do aluno do Vetor é praticar esportes, que além de distrair a mente e aliviar as tensões, o ajudam a dormir melhor nos dias que antecedem as provas do vestibular.

Já para a aluna Gabrielle Harraquian, de 17 anos, a meditação tem sido uma ferramenta valiosa e benéfica para relaxar a mente e o corpo neste momento. “Perdi algumas pessoas do meu convívio e isso trouxe muito impacto, todas as nossas certezas caíram por terra, tudo o que planejamos pra acontecer num ano tão decisivo das nossas vidas foi completamente abalado”, declara.

Apesar de ter sido aprovada em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gabrielle explica que seu sonho realmente é cursar Medicina. “Fiz o Enem como teste para ver como eu ia me sair e consegui ser aprovada na UFMG, mas desde os 6 anos de idade quero ser médica”, disse a aluna do Vetor desde o início do ano passado.

Outra aluna que sonha com a aprovação no curso de Medicina da UEA é a Analuz Fernandes, de 19 anos. “Comecei iniciando sozinha, mas entrar no Vetor foi uma virada de chave muito importante na minha preparação porque passei a ter o estudo direcionado com o que eu quero, além de contar com as técnicas da Fernanda Leal”, avalia.

Entre os “macetes” da criadora do Método Leal que a jovem aderiu está a do banho da vitória, que sugere colocar uma música preferida para tocar enquanto se toma banho. Nesse momento, o aluno mentaliza sua caminhada, todos seus esforços e visualiza o dia da sua aprovação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.