Manaus, 17/05/2024

Amazonas

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO TEM ALTA DEMANDA NO MERCADO LOCAL

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO TEM ALTA DEMANDA NO MERCADO LOCAL
23/07/2020 09h20

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Não é à toa que o Técnico em Segurança do Trabalho tem sido cada vez mais requisitado pelas empresas locais, principalmente as localizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM). E, segundo o Centro de Ensino Literatus, essa demanda é sentida na procura pelos cursos de formação profissional.

Outro fator que contribui para a valorização deste profissional é a Norma Regulamentadora nº 4 da Portaria nº 3.214 de 1978, que estabelece que todas as empresas privadas e públicas que trabalham de acordo com o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) têm que contratar Técnico em Segurança do Trabalho. O número de profissionais é definido pelo total de colaboradores e pelo risco das atividades que são realizadas no empreendimento.

Segundo a assessora técnica do curso no Literatus, Wanessa Coelho, o salário  médio de um técnico é de R$ 2 mil, pode chegar até R$ 8 mil, dependendo do segmento da empresa e, é claro, da experiência do profissional. “Como temos parcerias com as empresas do PIM, os alunos já começam a fazer conexão com o mercado, através de atividades com profissionais formados, visitas técnicas e o estágio”, destacou.

Natural do município de Cametá (localizado no Estado do Pará), Dorilene Marques é formada há 8 anos no curso Técnico em Segurança do Trabalho pelo Centro de Ensino Literatus, e conta que assim que assim chegou à capital amazonense o mercado da profissão foi o que mais a atraiu. Por ter se destacado durante o estágio, acabou sendo contratada.

“A partir daí, me encantei ainda mais pela profissão”, revela a profissional, que indica que quem pretende atuar na área deve buscar constantemente estar atualizado através de cursos essenciais para a profissão, entre eles, o de primeiros socorros. A egressa do Literatus hoje atua como instrutora no segmento de prevenção e combate a incêndio e,  neste fim de semana, ministrou uma aula prática aos alunos da instituição, com base na Norma Regulamentadora n° 23.

Dorilene explica que é essencial ao Técnico em Segurança do Trabalho conhecer as normas que dão diretrizes específicas sobre como trabalhar com segurança. “No caso da NR 23, que traz orientações específicas de proteção contra incêndios, o profissional aprende a atuar com ferramentas, como extintor de incêndio e mangueiras”, aponta.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X