Manaus, 17/05/2024

Cidade

Técnico em Segurança do Trabalho tem demanda em crescimento

Técnico em Segurança do Trabalho tem demanda em crescimento
13/12/2021 13h31

O Técnico de Segurança no Trabalho é o profissional fundamental para garantir a segurança e proteção dos demais colaboradores de uma empresa. A demanda por técnicos desta área é diretamente proporcional ao crescimento das empresas, uma vez que, por lei, à medida que a empresa aumenta seu quadro de funcionários, deve ampliar também o número de técnicos em segurança do trabalho.

“Então é uma área que nunca tem declínio, porque, diferente do que muitas pessoas pensam, a atuação do Técnico em Segurança do Trabalho não está limitada à indústria, mas há vagas para esse profissional também nos hospitais, na construção civil, nos grandes atacadistas”, disse o Técnico em Segurança do Trabalho e consultor no Centro de Ensino Literatus, José Alfaia de Menezes.

Além disso, há a possibilidade de atuar como consultor, vendedor técnico de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e instrutor de treinamentos. “Com as inovações, inclusive de softwares, o Técnico em Segurança do Trabalho tem somado com a sua expertise técnica e dado suporte às necessidades do cliente”, apontou Menezes.

Esse profissional é o responsável por identificar e promover ações para a prevenção de acidentes profissionais ou doenças ocupacionais. É fundamental que o Técnico em Segurança do Trabalho esteja sempre atento a orientar os trabalhadores, durante a rotina da empresa, para que eles possam trabalhar de forma segura, sem prejuízo para a saúde.

Para se manter atrativo no mercado, ele orienta que os profissionais da área busquem fazer cursos de capacitação e, principalmente, pacote Office, pois no dia a dia o Técnico em Segurança do Trabalho vai trabalhar com planilhas e apresentação. Saber usar a internet também é essencial, já que ele vai precisar fazer buscas de leis e normas técnicas.

“Dependendo da empresa também pode ser necessário que ele tenha habilitação porque muitas vezes será necessário se deslocar entre as filiais da empresa. E como a nossa cidade possui uma gama de multinacionais, por causa do Polo Industrial de Manaus, saber o inglês pode ser mais um diferencial”, explicou o consultor do Centro de Ensino Literatus.

O salário inicial do Técnico em Segurança do Trabalho é de R$ 1800, mas conforme for ganhando experiência no mercado pode chegar a ganhar até R$ 4500, dependendo do porte e segmento da empresa. “Sempre ressalto aos meus alunos no início da carreira focar mais na experiência que você vai adquirir, pois, com isso é possível ter poder de barganha para negociar com a empresa”, aponta Menezes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X