Manaus, 02/10/2022

Saúde

Tem dificuldade de ficar parado? Você pode ter mesma doença de Caetano e Djavan

Tem dificuldade de ficar parado? Você pode ter mesma doença de Caetano e Djavan
16/08/2022 10h20

Dificuldades para a realização de tarefas comuns do cotidiano, como segurar uma xícara ou um talher, digitar ou escrever são características do tremor essencial, um tipo de distúrbio neurológico que afeta principalmente as mãos. Em alguns casos, o problema também impacta as pernas, a cabeça e a voz.

A principal característica do distúrbio é o tremor rítmico que ocorre durante um movimento voluntário como, por exemplo, levar um copo de água à boca ou manter uma posição, como deixar a mão ou o braço esticado ou levantado, por exemplo.

Os cantores Caetano Veloso e Djavan foram diagnosticados com o tremor essencial.

Os sintomas podem ser confundidos com os da doença de Parkinson, uma doença neurodegenerativa, que afeta principalmente os movimentos, causando rigidez e lentidão. Além de afetar a parte motora, o Parkinson causa sintomas não-motores, como distúrbios do sono, constipação, perda do olfato e alterações mentais como crises de ansiedade e depressão.

O médico neurocirurgião Fernando Gomes, professor livre-docente do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que, diferentemente do Parkinson, o tremor essencial não se trata de uma doença neurodegenerativa progressiva.

“É uma doença que pode atrapalhar a qualidade de vida das pessoas e principalmente trazer dificuldades em tarefas comuns do dia a dia, desde lidar com os utensílios que a gente faz uso para alimentação, como os talheres, copos, xícaras, como também escrever, digitar e até mesmo trabalhar”, afirma.

Diagnóstico é feito a partir de avaliação clínica

O tremor essencial pode afetar qualquer pessoa, de todas as idades, sendo o envelhecimento um fator que favorece sintomas mais pronunciados como a perda de coordenação e do equilíbrio, além do risco de perda de audição associada ao distúrbio.

“Qualquer pessoa pode ter o tremor essencial e o diagnóstico é feito basicamente com uma avaliação clínica específica. É importante consultar com um neurologista para dar uma olhada em como as coisas estão”, diz Gomes.

Tratamento

O tremor essencial não tem cura, mas existem diversas opções de tratamento com medicamentos que beneficiam a maioria dos pacientes.

“Um dos medicamentos utilizado é o betabloqueador, que ajuda a reduzir a tendência aos tremores. Existem outros medicamentos, que são de via oral, e podem ser utilizados como a primidona, a gabapentina, topiramato e benzodiazepínicos. Em algumas situações, a injeção de botox pode ser uma opção de tratamento”, explica.

Segundo o neurocirurgião, pacientes que apresentam quadros clínicos mais severos podem ser submetidos a cirurgias ou terapia de estimulação cerebral profunda.

“É um tratamento que pode diminuir a gravidade do tremor nos braços e nas mãos, mas geralmente não é necessário chegar a esse extremo de se colocar um dispositivo médico que funciona como se fosse um marca-passo e cria uma estimulação elétrica em regiões específicas do cérebro bloqueando esses sinais que causam os sintomas do tremor essencial”, afirma Gomes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.