Manaus, 17/05/2024

Amazonas

TJAM REALIZA 13 SESSÕES DE JULGAMENTO POPULAR NO PRIMEIRO DIA DO MUTIRÃO DO JÚRI

Julgamento do Júri no TJAM Fotos: Chico Batata e Raphael Alves
Julgamento do Júri no TJAM Fotos: Chico Batata e Raphael Alves
08/05/2019 09h00

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na segunda-feira (6), treze sessões de julgamento de processos oriundos da 1ª e 2ª Varas do Tribunal do Júri. As sessões foram pautadas para a I Semana do Mutirão do Júri que prossegue até sexta-feira (10) e mobiliza 19 juízes. A subcoordenadora da ação, juíza Mirza Telma de Oliveira Cunha, fez um balanço postivo do primeiro dia de atividades. Ela frisou que o Tribunal está mobilizando um grande número de servidores, magistrados e jurados, além de contar com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas e Ministério Público do Estado.

júri2“Posso dizer que o primeiro dia foi muito produtivo. Ajustamos algumas questões no decorrer das audiências porque estamos com Júri em vários locais ao mesmo tempo. As sessões pautadas para a segunda-feira foram todas realizadas. Isso significa que o trabalho de todos que estão envolvidos nesse mutirão está sendo bem feito. E, com certeza, vamos chegar na sexta-feira com um percentual significativo de audiências realizadas”, disse a magistrada.

Para esta terça-feira (dia 7), outras 16 sessões foram pautadas. Elas estão sendo realizadas nos auditórios do Centro Administrativo Des. José Jesus F. Lopes; nas Salas da 1ª e 2ª Câmara Criminal, no Edifício Arnoldo Péres; no Plenário Cível no Fórum Euza Vasconcelos; além do Salão Nobre, Plenário, Antigo Auditório da Esmam, Auditório da 1ª Vara do Tribunal do Júri e Auditório da 3ª Vara do Tribunal do Júri; todos no Fórum Ministro Henoch Reis.

júri4A promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), Lilian Nara Pinheiro, se deslocou de Parintins para trabalhar no mutirão. Segundo ela, uma experiência valiosa para sua carreira, que está no início, pois está há dois anos exercendo a função de promotora. “Esse mutirão é muito importante para resolver a situação jurídica tanto dos réus, quanto das vítimas. Foi muito importante porque está resolvendo processos antigos. Para quem está iniciando a carreira no Ministério Público, como é meu caso, é uma experiência muito enriquecedora”, disse a promotora.

Nesta 1ª dição, a “Semana do Mutirão do Júri” está sendo presidida pelo coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos. O Tribunal mobilizu 19 juízes durante para a ação. O Ministério Público do Estado disponibilizou oito promotores de justiça para atuar na acusação. A Defensoria Pública mobilizou, além de seis defensores que já atuam no Tribunal do Júri, outros 13 para participar do esforço concentrado. Além das audiências pautadas em regime de mutirão, as três Varas do Tribunal do Júri também estão realizando audiências da pauta ordinária.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X