Manaus, 17/05/2024

Cidade

TRANSPORTE PÚBLICO EM MANAUS TERÁ TARIFA LIVRE NESTE DOMINGO DE ELEIÇÕES

TRANSPORTE PÚBLICO EM MANAUS TERÁ TARIFA LIVRE NESTE DOMINGO DE ELEIÇÕES
06/10/2018 18h30

Está assegurada a gratuidade da tarifa do transporte público convencional em Manaus neste domingo, 7/10, primeiro turno das eleições gerais para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.  A Lei n० 2.342, assinada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, está publicada na edição extra do Diário Oficial do Município n० 4.457 deste sábado.

No mesmo caderno do Diário, está o Decreto n० 4.173 que regulamenta a Lei e garante o benefício no primeiro turno das eleições de 2018, no horário das 4h às 20h.

O ressarcimento dos valores devidos às empresas concessionárias do transporte coletivo será feito mediante qualquer meio legalmente admitido, inclusive, compensação tributária. As despesas decorrentes desta Lei correrão à conta das dotações orçamentárias da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

O projeto de lei, encaminhado pela Casa Civil, foi aprovado, por unanimidade, na manhã deste sábado, 6/10, após deliberação, avaliação das comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças e Transportes, assim como votação em Plenário, como dita o regimento interno da Casa Legislativa.

Segundo o prefeito, além de permitir o exercício da democracia, a gratuidade no transporte público reveste-se de grande alcance social, por isso solicitou a autorização do Poder Legislativo para a concessão do benefício.

“Teremos uma eleição de fato representativa e eu faço um agradecimento ao Poder Legislativo pela apreciação e votação, por unanimidade e em tempo hábil, de uma matéria tão importante para garantir o exercício da democracia e reduzir as abstenções neste pleito”, afirma Arthur Neto. O prefeito destacou o trabalho do líder do governo na Câmara,  vereador Joelson Silva, e o espírito colaborativo do presidente Wilker Barreto.

Ainda segundo o prefeito de Manaus, a medida é salutar e tem como objetivo garantir o que preconiza a Constituição Federal, sobre a obrigatoriedade do voto para maiores de 18 anos a 70 anos. “Para isso é justificável que o Estado ofereça aos cidadãos as condições necessárias para que ele exerça plenamente a sua cidadania”, conclui o prefeito.

“O prefeito, que é um homem que tem fundamentado a sua história e trajetória política na redemocratização deste país e na democracia, permite que o eleitor possa chegar às urnas na sua zona, na sua seção com direito à gratuidade no transporte coletivo. O prefeito entende que o eleitor precisa ter a possibilidade de exercer o ato mais sublime da democracia, que é o direito de votar. Então isso que fizemos hoje, 35 vereadores vieram aqui para aprovar o projeto de lei que permite a gratuidade do transporte coletivo na cidade de Manaus amanhã no dia das eleições”, destacou o vereador Joelson, após votação na Câmara.

100% da frota nas ruas

A frota, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), deverá operar com 100% dos veículos e sistemas de fiscalização e de apoio nos terminais, com coordenadores trabalhando por zona.

“Teremos 100% da frota, com 1.249 veículos nas ruas para atender os eleitores manauaras. Além dos terminais de ônibus, teremos fiscalização nas estações, nas garagens, vendo as saídas dos veículos, e no Complexo Turístico da Ponta Negra para garantir o direito aos cidadãos”, afirmou o superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X