Manaus, 25/04/2024

Mundo

TRUMP DEIXA BRASIL DE FORA DO G11, GRUPO PARA DISCUTIR RELAÇÕES COM A CHINA

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
01/06/2020 12h01

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja criar um grupo chamado G11, cujo objetivo é discutir as relações com a China. O núcleo seria formado pelos países do G7, as sete maiores economias do mundo, além de Austrália, Índia, Coréia do Sul e Rússia. O Brasil está fora dos planos, mesmo o presidente Jair Bolsonaro vendo Trumo como aliado.

O G7 é formado por Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Japão, Canadá e os próprios Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos não disse se a ideia é tornar do G7 um G11 de forma permanente, mas convidou os quatro países para participarem do próximo encontro do grupo. No último sábado, Trump afirmou que o G7 era “muito desatualizado”.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Alyssa Farah, o objetivo é falar sobre a China. As relações entre os países ficaram ainda mais tensas depois do início da crise do coronavírus. A Índia também tem questões sensíveis com os chineses. A Rússia, por outro lado, tem construído boas relações com o país.

A inclusão dos quatro países seria a última tentativa de Donald Trump de criar um bloco de coalizão sem a China.

O encontro do G7 deveria acontecer em junho, mas foi adiado para setembro depois da decisão de Angela Merkel de não comparecer ao evento. A premiê alemã justificou a ausência devido à pandemia do coronavírus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.