Manaus, 29/03/2024

Destaques

TRUMP DEIXA HOSPITAL E RETORNA À CASA BRANCA

TRUMP DEIXA HOSPITAL E RETORNA À CASA BRANCA
06/10/2020 11h31

Após 72 horas internado para tratar da infecção do novo coronavírus, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou o Hospital Militar Walter Reed, próximo a Washington, por volta das 19h30 desta segunda-feira (5).

Trump saiu do hospital pela porta da frente do centro médico usando máscara e caminhando normalmente. O mandatário dos EUA entrou em um veículo oficial antes de embarcar no helicóptero, que o levou de volta à Casa Branca.

A aeronave pousou no jardim da residência oficial e Trump desembarcou. Antes de entrar na Casa Branca, o presidente parou para posar para fotos em uma sacada e retirou a máscara de proteção, mesmo estado ainda com Covid-19. Ele fez sinal de “positivo” com as mãos e chegou a prestar continência.

Trump foi hospitalizado no Walter Reed na sexta-feira (2), data em que anunciou que havia sido contaminado pelo novo coronavírus juntamente com a primeira-dama, Melanie Trump. Ele apresentou sintomas graves de covid-19, como febre alta e quedas de oxigenação no sangue que o obrigaram a receber oxigênio suplementar.

Nesta segunda-feira, ele anunciou via Twitter que seria liberado da internação no fim do dia e escreveu: “Vou deixar o grande Walter Reed Medical Center hoje às 18h30. Sentindo-me realmente bem! Não tenha medo da Covid. Não deixe que ela determine sua vida. Nós desenvolvemos, na administração Trump, alguns medicamentos e conhecimentos realmente ótimos. Sinto-me melhor do que há 20 anos!”, escreveu.

Após o anúncio antecipado da saída, Conley afirmou, em uma coletiva de imprensa, que as condições clínicas de Trump eram boas e que o presidente não apresentava febre há mais de 72 horas. O médico não respondeu, no entanto, algumas perguntas a respeito do estado dos pulmões do presidente e por quais razões ele não tomou cloroquina em seu tratamento.

No domingo, por volta das 18h20 do domingo, Trump fez um passeio de carro e saudou apoiadores que faziam uma vígilia por sua saúde do lado de fora do hospital. Usando máscara, o presidente passou em um carro, acenando da janela, para apoiadores, em meio a uma caravana de carros oficiais.

MAIS INFECTADOS

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany e dois de seus assessores informaram, nesta segunda-feira (5), também estar com Covid-19. Ao menos dez pessoas do governo ou do círculo de assessores próximos a Trump testaram positivo nos últimos dias.

O candidato democrata à presidência e adversário de Trump, Joe Biden, testou negativo para a Covid-19. A esposa, Jill, também não foi infectada. Na última terça-feira, 29, Biden esteve com Trump no debate presidencial.

O presidente está em isolamento social agora. No Twitter, Biden desejou melhor para Donald Trump e para a primeira dama.

“Estou feliz em anunciar que Jill e eu testamos negativo para Covid. Obrigada a todos pelas mensagens e pela preocupação. Eu espero que isso sirva como uma lembrança: use máscara, mantenha distanciamento social e lave as mãos”, escreveu.

O anúncio, a 32 dias das eleições presidenciais em que Trump está em desvantagem nas pesquisas ante o candidato democrata Joe Biden, já sacudiu a campanha: a Casa Branca cancelou a viagem que o republicano tinha programado para sexta-feira ao estado da Flórida, considerado crucial para a votação.

“Espero que o presidente continua cumprindo suas funções sem interrupção enquanto se recupera”, completou Biden.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.