Manaus, 25/04/2024

Mundo

TRUMP ESPERA QUE ACORDOS COMERCIAIS IMPULSIONEM O CRESCIMENTO MESMO SEM AVAL DE ESPECIALISTAS

TRUMP ESPERA QUE ACORDOS COMERCIAIS IMPULSIONEM O CRESCIMENTO MESMO SEM AVAL DE ESPECIALISTAS
16/01/2020 10h31

Os secretários de gabinete e funcionários da Casa Branca previram que o acordo comercial inicial do presidente Trump com a China e seu acordo revisado com o México e o Canadá – previsto para aprovação final nesta semana – trarão dois solavancos na economia.

Mas os analistas externos, incluindo alguns economistas que saudaram o acordo da China em particular, previram ganhos muito mais modestos – e, em alguns casos, nenhum ganho.

“Agora temos a USMCA; isso vai passar no Senado nesta semana”, afirmou o secretário do Tesouro Steven Mnuchin na quarta-feira na CNBC, referindo-se ao Acordo Estados Unidos-México-Canadá. “Temos a China na Fase 1, há um acordo com o Japão, um acordo com a Coréia. Tudo isso terá efeitos positivos significativos na economia de 2020.”

Ele e outras autoridades têm boas razões para esperar: Trump está pronto para a reeleição, e a economia parece ter crescido pouco mais de 2% em 2019, uma queda em relação a 2018 e bem abaixo das previsões de crescimento da administração acima de 3. por cento para o ano.

 

Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.