Manaus, 29/03/2024

Brasil

TST empossa diretoria para novo biênio

Presidente Jair Bolsonaro, ao lado do presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira,  participa de solenidade de posse de quatro novos ministros do TST:  Sergio Pinto Martins, Morgana de Almeida Richa, Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Junior
Presidente Jair Bolsonaro, ao lado do presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, participa de solenidade de posse de quatro novos ministros do TST: Sergio Pinto Martins, Morgana de Almeida Richa, Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Junior
14/10/2022 14h30

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) empossou hoje (13) a nova diretoria que comandará o tribunal pelos próximos dois anos.

Tomaram posse o presidente, ministro Lelio Bentes Corrêa, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que ocupará a cadeira de vice-presidente, e a ministra Dora Maria da Costa, corregedora-geral da Justiça do Trabalho.

No discurso de posse, Bentes defendeu a independência de juízes para garantir a justiça no país e descartou ativismo judicial por parte do tribunal.

“Promover a Justiça social é tarefa de que se tem ocupado a Justiça do trabalho ao longo de seus 81 anos de existência. Sua importância para o equilíbrio de forças que se contrapõem no processo produtivo é inegável”, afirmou.

O presidente também condenou o assédio eleitoral durante as eleições.

“Não há espaço na relação de emprego ou de trabalho para qualquer forma de assédio, inclusive o eleitoral. Violar o direito do trabalhador a escolher livremente seus representantes, além de atentar contra a lei eleitoral e os direitos da personalidade, fere de morte a Constituição e o regime democrático”. concluiu.

Perfil

Lelio Bentes tomou posse como ministro do TST em julho de 2003. É oriundo do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Durante sua carreira, presidiu o Comitê Nacional de Enfretamento à Exploração do Trabalho e também participou da comissão de peritos em aplicação de normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.