Manaus, 08/12/2022

Amazonas

Urgente! 8 milhões de brasileiros podem perder o Auxílio Brasil; saiba o motivo

Urgente! 8 milhões de brasileiros podem perder o Auxílio Brasil; saiba o motivo
17/05/2022 20h00

Para que estes beneficiários sejam mantidos na folha de pagamento do Auxílio Brasil e das outras iniciativas, é preciso que mantenham os dados atualizados. Foi identificado que essas oito milhões de famílias atualizaram as informações do Cadastro Único (CadÚnico) pela última vez em 2016 ou 2017.

 

O CadÚnico é o sistema do Governo Federal que reúne as informações da população de baixa renda, viabilizando o acesso a programas e benefícios sociais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil Tarifa Social, BPC e tantos outros.

 

Porém, os dados fornecidos durante a inscrição devem ser atualizados anualmente, a cada dois anos ou quando houver alguma mudança na composição familiar.

 

Do contrário, a família perde o acesso aos programas nos quais foram inseridas no decorrer do tempo. Porém, é importante estar ciente de que existem dois modelos de atualização dos dados cadastrais. O primeiro deles é direcionado ao grupo de famílias amparadas por programas sociais que estão com os dados irregulares, bem como aquelas incluídas pela averiguação cadastral.

 

Em ambos os casos, o prazo final para regularizar a situação é até o final do mês de julho. Já o segundo modelo é direcionado ao grupo incluído pela revisão cadastral, mas que estão com os dados desatualizados. Para essas pessoas, o prazo para se manter em dia no banco de dados de baixa renda termina em dezembro de 2022.

 

A atualização cadastral para manutenção do Auxílio Brasil deve ser feita diretamente na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no qual a inscrição inicial do CadÚnico foi feita. O aplicativo também está disponível para os sistemas Android e iOS, porém, apenas para consultas.

 

Hoje, o número de famílias assistidas pelo Auxílio Brasil já ultrapassa 18 milhões. Cada uma delas passará a receber, em média, R$ 400 mensais pela conta poupança social digital do Caixa Tem. Um novo calendário de pagamentos se inicia na próxima quarta-feira, 18 de maio.

 

A ordem de liberação dos valores segue o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), concedido durante a inscrição no CadÚnico e impresso no cartão de saque do Auxílio Brasil. Confira a seguir o calendário de pagamentos do mês de maio:

 

Final do NIS 1 – 18 de maio;

Final do NIS 2 – 19 de maio;

Final do NIS 3 – 20 de maio;

Final do NIS 4 – 23 de maio;

Final do NIS 5 – 24 de maio;

Final do NIS 6 – 25 de maio;

Final do NIS 7 – 26 de maio;

Final do NIS 8 – 27 de maio;

Final do NIS 9 – 30 de maio;

Final do NIS 0 – 31 de maio;

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.