Brasil

Vacinômetro: SP informa em tempo real quantas pessoas foram vacinadas

© divulgação/Governo do Estado de São Paulo
© divulgação/Governo do Estado de São Paulo
19/01/2021 16h31

O governo de São Paulo lançou o Vacinômetro, uma ferramenta que informa em tempo real quantas pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 no estado. Até as 13h10 desta terça-feira, 19, a ferramenta indicava que 4.869 pessoas já tinham recebido a primeira dose da CoronaVac.

O Vacinômetro pode ser acessado no portal do Governo de São Paulo (neste link).

O número é atualizado com base nas informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a covid-19.

O banco de dados também contará com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas.

Desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

No domingo, 19, o governo paulista lançou uma plataforma para que as pessoas dos grupos prioritários possam fazer um pré-cadastro para vacinação. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, afim de agilizar o atendimento nos locais de imunização e evitar aglomerações.

A plataforma fará o registro digital da vacinação e enviará um lembrete para a aplicação da segunda dose. O sistema também vai notificar possíveis eventos adversos individuais à Vigilância Epidemiológica.

Ainda segundo o governo, cada pessoa vacinada receberá um comprovante com mecanismo antifraude. No verso, o documento terá um QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital, que dará acesso a um documento digital que certifica que aquela pessoa foi vacinada.