Manaus, 25/04/2024

Mundo

Vazamentos de gás de gasodutos russos para a Europa aumentam temores de sabotagem

Vazamentos de gás de gasodutos russos para a Europa aumentam temores de sabotagem
27/09/2022 12h30

A Europa estava investigando vazamentos em dois gasodutos russos que agitaram o Mar Báltico nesta terça-feira e levantou preocupações de Copenhague a Moscou sobre sabotagem na infraestrutura no centro de um impasse energético.

No entanto, ainda não está claro quem poderia estar por trás de qualquer jogo sujo, se comprovado, nos oleodutos Nord Stream que a Rússia e os parceiros europeus gastaram bilhões de dólares construindo.

O primeiro-ministro da Polônia culpou a sabotagem pelos vazamentos, sem citar evidências, enquanto o primeiro-ministro dinamarquês disse que não pode ser descartado.

A Rússia, que reduziu as entregas de gás para a Europa depois que o Ocidente impôs sanções sobre a invasão da Ucrânia por Moscou, disse que a sabotagem era uma possibilidade e que o incidente prejudicou a segurança energética do continente. Um alto funcionário ucraniano chamou de ataque russo para desestabilizar a Europa, sem dar provas.

Os gasodutos Nord Stream têm sido focos de uma crescente guerra energética entre as capitais europeias e Moscou, que atingiu as principais economias ocidentais, elevou os preços do gás e provocou uma busca por fontes alternativas de energia. 

A Autoridade Marítima da Suécia emitiu um alerta sobre dois vazamentos no oleoduto Nord Stream 1 no dia seguinte à descoberta de um vazamento no oleoduto Nord Stream 2 que levou a Dinamarca a restringir o transporte e impor uma pequena zona de exclusão aérea.

As forças armadas da Dinamarca divulgaram um vídeo mostrando bolhas fervendo na superfície do mar. O maior vazamento de gás causou uma perturbação na superfície de mais de 1 km de diâmetro, disseram as forças armadas.

“Hoje enfrentamos um ato de sabotagem, não sabemos todos os detalhes do que aconteceu, mas vemos claramente que é um ato de sabotagem, relacionado ao próximo passo de escalada da situação na Ucrânia”, disse o primeiro-ministro polonês Mateusz. Morawiecki disse na abertura de um novo oleoduto entre a Noruega e a Polônia.

Sismólogos na Dinamarca e na Suécia registraram explosões poderosas nas áreas dos vazamentos na segunda-feira, disse o Centro Nacional de Sismologia da Suécia à emissora pública SVT. O centro de pesquisa geológica alemão GFZ também disse que um sismógrafo na ilha dinamarquesa de Bornholm registrou picos duas vezes na segunda-feira. 

‘RISCO DE EXPLOSÕES’

Os vazamentos foram muito grandes e pode levar talvez uma semana para que o gás pare de sair do gasoduto Nord Stream 2, disse o chefe da Agência de Energia da Dinamarca, Kristoffer Bottzauw.

Os navios podem perder a flutuabilidade se entrarem na área.

“A superfície do mar está cheia de metano, o que significa que há um risco aumentado de explosões na área”, disse Bottzauw.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse que a sabotagem não pode ser descartada. “Estamos falando de três vazamentos com alguma distância entre eles, e é por isso que é difícil imaginar que seja uma coincidência”, disse ela.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chamou a notícia de “muito preocupante. Na verdade, estamos falando de alguns danos de natureza pouco clara ao oleoduto na zona econômica da Dinamarca”. Ele disse que isso afetou a segurança energética do continente. 

Nenhum dos gasodutos estava bombeando gás para a Europa no momento em que os vazamentos foram encontrados em meio à disputa sobre a guerra na Ucrânia, mas os incidentes acabarão com quaisquer expectativas restantes de que a Europa possa receber gás via Nord Stream 1 antes do inverno.

O operador Nord Stream disse que o dano foi “sem precedentes”.

Ambos os gasodutos continham gás, embora não estivessem em operação.

A Gazprom (GAZP.MM) , empresa controlada pelo Kremlin que detém o monopólio das exportações russas de gás por gasoduto, não quis comentar.

“Há algumas indicações de que é um dano deliberado”, disse uma fonte de segurança europeia, acrescentando que ainda é muito cedo para tirar conclusões. “Você tem que perguntar: quem lucraria?”

SUPRIMENTOS DE CORTE

A Rússia reduziu o fornecimento de gás para a Europa via Nord Stream 1 antes de suspender completamente os fluxos em agosto, culpando as sanções ocidentais por causar dificuldades técnicas. Políticos europeus dizem que foi um pretexto para deixar de fornecer gás.

O novo gasoduto Nord Stream 2 ainda não havia entrado em operações comerciais. O plano de usá-lo para fornecer gás foi descartado pela Alemanha dias antes de a Rússia enviar tropas para a Ucrânia, no que Moscou chama de “operação militar especial”, em fevereiro.

“Os múltiplos vazamentos submarinos significam que nenhum dos gasodutos provavelmente fornecerá gás à UE no próximo inverno, independentemente dos desenvolvimentos políticos na guerra da Ucrânia”, escreveu o Eurasia Group.

Os preços do gás europeu subiram com as notícias, com o preço de referência holandês de outubro subindo quase 10% na terça-feira. Os preços ainda estão abaixo dos picos deste ano, mas permanecem mais de 200% mais altos do que no início de setembro de 2021.

A Autoridade de Segurança do Petróleo da Noruega (PSA) pediu às empresas petrolíferas na segunda-feira que estejam vigilantes sobre drones não identificados vistos voando perto de plataformas offshore de petróleo e gás norueguesas, alertando sobre possíveis ataques. 

A Administração Marítima Sueca (SMA) disse que dois vazamentos no Nord Stream 1, um na zona econômica sueca e outro na zona dinamarquesa, estavam a nordeste de Bornholm, na Dinamarca.

“Estamos mantendo vigilância extra para garantir que nenhum navio chegue muito perto do local”, disse um porta-voz da SMA.

As autoridades dinamarquesas pediram que o nível de preparação no setor de energia e gás da Dinamarca fosse aumentado após os vazamentos, um passo que exigiria procedimentos de segurança mais rigorosos para instalações e instalações de energia.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.