Manaus, 25/04/2024

Política

Vereador solicita a Semsa, a renovação do programa de Gestão Integrada da Saúde

Vereador solicita a Semsa, a renovação do programa de Gestão Integrada da Saúde
12/02/2021 19h50

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a renovação do programa Gestão Integrada da Saúde (Gisa), considerado modelo de administração partilhada, que teve início em fevereiro de 2020 por meio do edital de seleção nº 009/2019 da Semsa, com o prazo de 12 meses e que foi encerrado no último dia 10 de fevereiro de 2021.

De acordo com o parlamentar, o programa é de grande importância porque visa reorganizar o processo de trabalho e dar maior atenção e agilidade às ações na atenção primária à saúde, e, assim, melhorar o gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como também das Unidades de Referência no atendimento de pacientes com covid-19 e síndromes gripais.

“Esse projeto teve importante atuação nas UBS e precisa continuar em caráter de urgência nem que seja por mais seis meses, principalmente neste momento em que enfrentamos essa crise devido a pandemia da covid-19. Com a implantação dele foi possível observar uma gestão mais eficiente e que apresentou resultados positivos no atendimento à população,” justifica o parlamentar.

Atualmente o Gisa conta com 20 bolsistas, 17 Assessores de Gestão, dois assistentes administrativos e uma coordenadora. A equipe do programa atua nas Unidades de Referência ao combate do novo coronavírus.

De acordo com dados coletados no sistema e-SUS, em relação às metas cadastrais, as UBS que não foram contempladas com os assessores do programa, tiveram uma média de desempenho inferior as demais, que receberam a equipe do Gisa.   Diante da avaliação, o parlamentar defende a permanência desses profissionais nas unidades da capital, pois, entende que prescindir desses profissionais é o mesmo que desperdiçar investimento em conhecimento técnico.

“Esses assessores ajudaram muito aos gestores das UBS no planejamento e na execução das políticas de saúde. São profissionais de nível superior, qualificados e que foram treinados com ferramentas de gestão, ou seja, foram preparados para atuar na  resolução dos problemas e tudo isso não pode ser perdido, por isso espero que a Semsa aceite o nosso pedido e encontre providências para regularizar essa situação,” argumenta Dr. Daniel.

Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.