Manaus, 19/04/2024

Educação

Vestibulandos revelam técnicas para conquistar aprovação

Vestibulandos revelam técnicas para conquistar aprovação
15/02/2022 11h54

Na próxima segunda-feira (21/02), o Vetor Centro de Estudos dará início às aulas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas principais instituições de ensino superior locais e nacionais. Para ajudar quem começou o ano com a meta de focar nas provas de vestibulares, três jovens, que foram aprovados nas universidades mais concorridas do país, revelam o que fez a diferença na preparação.

“O melhor método de aprendizado é se dedicar a resolver questões”, disse o jovem Ludivik de Paula, de 17 anos, que na última semana garantiu a aprovação no curso de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Meu sonho é abrir uma empresa na área de engenharia e tecnologia”, revela o estudante que, no ano passado, ainda no 2° ano do Ensino Médio, já havia sido aprovado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Outra dica do estudante é a de ter uma rotina que faça o vestibulando emergir no conteúdo, não somente quando estiver no momento de estudo, mas lembrar de conceitos por meio de atividades que fazem parte do dia a dia, por exemplo, após o exercício físico, sentir o corpo cansado e entender que essa sensação é devido ao ácido lático, que foi produzido com a queima da glicose.

Já a jovem Luíza Freire de Menezes, de 18 anos, que foi aprovada em Letras pela USP, conta que o autoconhecimento é fundamental. “Tenha muita paciência consigo mesmo e com seus limites, mantenha seu objetivo em foco, porque muitas vezes vai tentar desistir”, disse.

Ela ressalta que é importante também evitar fazer comparações com a vida e rotina de colegas, e, além disso, é preciso ter em mente que a cobrança extrema pode ser prejudicial para a preparação e a saúde mental.

“Alguns  cursos mais concorridos são projetos de vida, então, não exija demais de si, veja o vestibular não como algo que te define, mas como um processo que te desafia e resulta em uma evolução sua como ser humano”, pontuou Luíza, que já possui um livro publicado e sonha em seguir carreira como escritora.

Para a aprovação na USP, Luíza conta que foram dois anos de preparação e a ajuda do cursinho foi fundamental, principalmente porque a jovem havia acabado de voltar para o Brasi depois de seis meses nos Estados Unidos. “O Vetor me deu todo o suporte e as ferramentas necessárias para eu acompanhar o  resto da classe, não desistir e ter a base suficiente para conseguir realizar as provas e vestibulares com segurança”, comentou.

Estudar na USP também era um dos sonhos do Felipe Louzada, de 18 anos, que escolheu o curso de Direito, por acreditar que possui vocação na área. “Ainda estou aguardando o resultado da aprovação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mas a USP sempre foi a minha primeira opção”, comenta.

Para o jovem, as dicas do Vetor, aliadas ao Método Leal, técnica de estudos oferecida com exclusividade no cursinho, foram essenciais para a preparação para a prova. “O estudo foi intenso meses antes das provas e foi ficando mais leve conforme se aproximavam”, explica.

O suporte oferecido pelo Vetor para entender as especificidades dos vestibulares do sudeste foi outro diferencial apontado por Felipe. “Minha dica para quem está se preparando é buscar se manter focado e motivado, não se deixar levar pelas inseguranças que surgem no meio do caminho”, enfatiza.

 

Hora da preparação

Além da equipe de professores altamente qualificada e experiente, o Vetor Centro de Estudos conta também com uma série de ferramentas para auxiliar na preparação dos vestibulandos, desde o acesso a conteúdos, por meio de plataformas e ferramentas educacionais, simulados com análise e orientação e acompanhamento pedagógico, até uma estrutura física e educacional completa.

Outro diferencial do Vetor são as apostilas dos estudantes, exclusivas para os vestibulares locais e também abordando conteúdo através de materiais extras do Enem, divididos por competências e habilidades focados na matriz de referência, que é ligada à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As aulas das turmas regulares acontecerão nas unidades localizadas nos bairros Adrianópolis e Ponta Negra. Os interessados podem agendar atendimento no WhatsApp 9 9312-0762.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.