Manaus, 10/08/2022

Mundo

Vídeo mostra momento em que grupo é atingido por avalanche nas montanhas do Quirguistão

Vídeo mostra momento em que grupo é atingido por avalanche nas montanhas do Quirguistão
11/07/2022 16h20

Um grupo de turistas que caminhava nas montanhas Tian Shan, no Quirguistão, na sexta-feira (8), sobreviveu a uma enorme avalanche que os varreu.

Um dos mochileiros, o britânico Harry Shimmin, conseguiu capturar em vídeo o momento em que a neve caiu do topo de uma montanha ao longe, antes de cobrir a encosta e “engolir o grupo”.

Tendo acabado de chegar ao ponto mais alto da caminhada, Shimmin se separou do grupo para tirar fotos da paisagem quando de repente ouviu “o som do gelo profundo quebrando atrás dele”, de acordo com a legenda do vídeo, que ele postou no Instagram.

“Deixei para o último segundo para me mudar, e sim, eu sei que teria sido mais seguro mudar para o abrigo imediatamente”, escreveu ele no post.

“Estou muito ciente de que corri um grande risco. Senti-me no controle, mas, independentemente, quando a neve começou a cair e ficou escuro/difícil de respirar, eu estava bloqueando e pensei que poderia morrer.”

“Quando nos juntamos novamente (com o grupo), quase todo mundo estava chorando de felicidade por estar vivo”, disse Shimmin, oficial do exército britânico, nesta segunda-feira (11).

O grupo era composto por nove turistas britânicos e um americano, além de três guias e dois cavaleiros. Shimmin disse que a mochileira americana machucou gravemente o joelho. Os guias turísticos a levaram a cavalo para um centro médico perto de uma mina de ouro, antes de ser enviada para os Estados Unidos para tratamento.

“Eu já tinha visto avalanches muito menores antes e vídeos de outras avalanches, mas honestamente meu primeiro pensamento foi — ‘vamos ver se consigo um bom vídeo disso’”, disse. “Chegou perto de mim muito mais rápido do que eu esperava.”

A aparente calma do jovem de 27 anos sobre essa experiência de quase morte pode ser explicada por seus outros hobbies — Shimmin detém o recorde de mais saltos mortais para trás em um salto de paraquedas, 19 no total, de acordo com o Guinness World Records.

“Sou um pouco experiente em caminhadas e muito interessado em esportes de neve!”, disse. Ele disse que completou o treinamento de avalanche em duas ocasiões distintas, uma vez como parte do curso de para-esqui, e mais uma vez para se tornar um instrutor de esqui.

“O treinamento de avalanche não ajudou!”, ele brincou, dizendo que continuará perseguindo sua paixão por experiências extremas de viagem.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.