Manaus, 23/05/2022

Amazonas

Vigiagua: Saúde realiza capacitação para implantação de programa de monitoramento da qualidade da água em Rio Preto da Eva

Vigiagua: Saúde realiza capacitação para implantação de programa de monitoramento da qualidade da água em Rio Preto da Eva
06/04/2022 10h30

Com o objetivo de ampliar o monitoramento da qualidade da água no Amazonas, a coordenação estadual do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) realiza, até sexta-feira (08/04), treinamento para implantação da estratégia em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

A capacitação ocorre pela Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB), no Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O curso é realizado de forma teórica e prática. Entre as atividades desenvolvidas estão a análise da qualidade da água com base em parâmetros básicos: coliformes (bactérias indicadoras de contaminação), turbidez (aparência turva) e o cloro residual.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a implantação do Vigiagua em Rio Preto da Eva é um ganho para a população local, pois é uma forma de prevenção e monitoramento da qualidade da água.

“Sabemos que a água é base fundamental para o ser humano. Toda vez que se investe em recursos de monitoramento da qualidade da água são evitadas doenças que a água possa transmitir”, ressalta Tatyana.

Segundo a coordenadora Estadual do Viguagua/FVS-RCP, Geani Souza, o município de Rio Preto da Eva vai ter capacidade de atuar de forma rápida em casos de suspeitas de contaminação pela água com a implantação da estratégia.

“Com o laboratório do município em funcionamento, a área técnica vai poder fazer as análises de qualidade da água de imediato, confirmando ou descartando possíveis contaminações oriundas da água”, enfatizou Geani.

Vigiagua

O Programa Vigiagua é uma iniciativa do Ministério da Saúde. No Amazonas, é coordenado pela GRNB/FVS-RCP e está presente em 40 municípios do estado. A fundação realiza o treinamento de qualidade da água que é executado pelas secretarias municipais de saúde.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento da qualidade da água por meio do Programa Vigiagua, dentro do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.