Manaus, 16/05/2022

Cidade

Visa Manaus verifica descarte ilegal de resíduos de material de serviços em saúde na zona Oeste 

Visa Manaus verifica descarte ilegal de resíduos de material de serviços em saúde na zona Oeste 
10/05/2022 19h30

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) está apurando o descarte ilegal de algodão, embalagens de medicamentos e seringas, em uma lixeira em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) O-46, localizada na rua Raimundo Maia, Parque São Pedro, Tarumã, zona Oeste da cidade.

Os materiais foram descartados na lixeira, que é de tipo comum, não sendo adequada para o armazenamento de resíduos de serviços de saúde, durante o fim de semana, quando a equipe da UBS estava de folga. O Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), responsável pela unidade, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o ocorrido.

No local, foram encontradas várias caixas de papelão, contendo itens como algodão, embalagens de medicamentos e até seringas, armazenados sem qualquer proteção, expostos ao alcance da população.

Segundo o fiscal de saúde Silvio Chaves, da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO) da Visa Manaus, as caixas apresentavam endereços de empresas particulares da área farmacêutico-hospitalar da cidade.

“Nós iremos relatar a situação para o setor de Vigilância de Medicamentos da Visa, a fim de que se inspecionem os endereços identificados nas caixas e se apurem responsabilidades sobre essa ação, a qual se configura como uma infração sanitária gravemente prejudicial aos moradores do entorno da unidade, sobretudo pela possibilidade de exposição a material biológico, que representa risco potencial de acidentes”, explica.

A fiscal da Visa, Elzamira Brilhante, reforçou que o descarte de resíduos de serviços de saúde precisa obedecer às determinações contidas nas normas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), sobretudo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de nº 222/2018, que dispõe sobre boas práticas para o gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde.

“Este documento regulamenta as especificações para a construção de abrigos externos para esse tipo de resíduo, os quais são estruturas instaladas nas unidades de saúde, com acesso restrito, fora do alcance da população”, esclareceu a fiscal.

Denúncias

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.