Manaus, 29/03/2024

Esportes

Vitória dentro e fora dos tatames: academia amazonense exporta talentos de Manaus para o mundo

Vitória dentro e fora dos tatames: academia amazonense exporta talentos de Manaus para o mundo
10/03/2021 12h30

Quando Fábio Aníbal começou, ainda criança, a praticar judô, em 1986, não imaginava que a paixão pelo esporte o levaria tão longe e, que junto, arrastaria centenas de pessoas para viver o sonho de ser campeão, abrindo espaço para lutadores como Ketlen Vieira que hoje atua no Ultimate Fighting Championship (UFC).

O criador do Clube Aníbal Jiu-jítsu, fundado em 1998, no bairro Hiléia, zona Centro-Oeste de Manaus, tornou o projeto uma verdadeira fábrica de campeões e formou grandes nomes do esporte amazonense que estão espalhados pelo mundo. Hoje, 23 anos depois, já são mais de 100 faixas pretas, além de filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e de academias em cinco países que fazem o trabalho de profissionalizar e encaminhar atletas para viver do esporte.

Fábio conheceu o jiu-jítsu no início da década de 90 e não deixou mais. Destacou-se garantindo o título de campeão Pan-americano no Havaí, em 1997, sendo um dos primeiros campeões internacionais do Amazonas.  Sua trajetória de vitórias o permitiu ser campeão categoria e absoluto do Open New York, em 2013, além de bronze no Mundial Master, em Las Vegas, no ano de 2016.

A força dentro dos tatames precisou se mostrar fora dele também. No mesmo ano em que abriu sua primeira acadêmica também perdeu o pai, um grande incentivador das suas conquistas. O giro na vida deu ao atleta um desejo de superação ainda maior de levar para crianças carentes o mesmo que havia conseguido com o esporte, a oportunidade de construir uma carreira com a arte suave.

“Começamos com projeto social e a academia, e aí foi crescendo e confirmando ainda mais a ideia de jiu-jítsu como formação. Criamos o projeto com o intuito de colaborar para uma sociedade melhor. Acredito que possa tornar as pessoas mais confiantes, mais saudáveis emocionalmente, proporcionando alegria de viver, equilíbrio e disciplina, valores fundamentais para adquirir merecimento em qualquer área profissional. Agora com a expansão já estamos presentes em cinco países e temos várias filiais não só no Brasil como no exterior”, relembra.

O projeto é tocado ao lado da esposa Ana Paula, tricampeã brasileira em Jiu-Jítsu, ambos vinculados à Federação Internacional de Jiu-Jitsu, e atua em 11 núcleos em Manaus com professores voluntários, mas é a capacidade de produzir campeões que o que mais chama a atenção no Clube. Ao longo dos últimos anos foram inúmeras as conquistas de jovens oriundos do projeto em campeonatos nacionais ou estrangeiros.

“Nosso resultado foi muito bom no AJP Tour Abu Dhabi Curitiba National Pro. O Felipe Aníbal venceu 4 lutas, no adulto marrom meio pesado, sendo 3 por finalizações, e sem tomar nenhum ponto, mostrando um índice muito acima do normal, além do Wagner Gabriel que venceu 3 lutas na categoria Roxa adulto pluma, superando os dois favoritos da categoria”, disse.

Para o futuro, mesmo diante de uma pandemia de Covid-19, o atleta e empresário não para de sonhar e já tem planos: “Nossa ideia é implantar uma base na região sul, a fim de escoar nossa produção de Manaus e ficar mais geograficamente favorecido em relação aos grandes eventos. Nosso trabalho é encontrar um caminho profissional para os nossos jovens através do esporte, acreditar no sonho deles e viabilizá-lo”, afirmou Fábio, que já ministrou aulas durante um ano nos Estados Unidos e teve a oportunidade de acompanhar outros atletas do UFC como Tatiana Suarez, Top 5 da categoria.

Trabalho de base

A academia trabalha em periferias onde captam os possíveis campeões e oferecem a formação de novos atletas com alto rendimento. Entre os critérios para continuar no projeto estão identificar o desejo do aluno, a assiduidade nos treinos e o bom desempenho escolar.

A sede em Manaus fica dentro do Clube Municipal e oferece acompanhamento com professores de jiu-jítsu, judô, fisioterapia, nutrólogo, educação física, psicólogo e alimentação. É do trabalho realizado a várias mãos que saem os campeões nos campeonatos brasileiro, Pan-americano, Sul-americano, e lutadores do MMA que passam pelo Clube.

Trajetória de sucesso

Em mais de 20 anos de trabalho muitos nomes já passaram e ainda estão na academia como Alex Mucceda (campeão Mundial) Felipe Anibal (Campeão Mundial, ) Ana Paula Teixeira ( Campeã Mundial, Europeu e Tri Brasileira) Ketlen Vieira ( UFC), Antônio Braga Neto ( UFC), Robert Pato (campeão MMA), Adriano Balby ( Multi Campeão de MMA) e muitos outros.

Além disso, Fábio Aníbal também realizou a implantação de um programa anti bullying que obteve um excelente resultado, com cerca de 45 jovens durante 6 meses, nos Estados Unidos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.