Manaus, 18/05/2024

Geral

VOCÊ SABIA? DIA 19 DE MAIO É COMEMORADO O DIA DO ESTUDANTE DE DIREITO NO BRASIL

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
19/05/2020 15h40

Hoje (19) é comemorado, nacionalmente, o dia do estudante de Direito. A data tem como objetivo prestar homenagem ao esforço e a dedicação daqueles que se preparam para exercer profissões como a defesa da justiça, sejam advogados, juízes, desembargadores e etc.

O Dia do Estudante de Direito é celebrado neste dia em homenagem à figura de Santo Ivo, considerado pela Igreja Católica o “padroeiro dos advogados” ou “advogado dos pobres”.

Marcus Vinicius, de 23 anos, estudante do 5º período, do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conta um pouco da sua trajetória e desejos nessa área. “Tem sido uma trajetória boa, porém com algumas dificuldades. É um curso que exige bastante leitura e dedicação e em determinadas épocas do semestre, principalmente nas semanas de provas, é complicado conciliar todos os afazeres” comenta.

O estudante ainda tenta conciliar uma vida de acadêmico e estagiário, tudo para alcançar seus sonhos “Além disso, estagio na Defensoria Pública e, por vezes, não é possível realizar todas as atividades por causa do volume de trabalho, sendo necessário levar pra fazer em casa em algumas ocasiões”, diz Marcus

O cenário pandêmico tem impossibilitado o estudo total de alunos dos mais variados cursos. Em alguns casos haverá um atraso de 6 meses ou até 1 ano na trajetória acadêmica dos alunos. Para Marcus, o momento é de pensar positivo e criar oportunidades, apesar de também fazer parte daqueles que vão formar um pouco mais tarde

“Embora seja uma lástima ter que esperar 1 ano a mais pra me formar, sempre há um ponto positivo até na mais bruta dificuldade. Resolvi enxergar a pandemia como uma oportunidade de aprofundar os estudos e revisar algumas matérias. To usando o tempo livre pra ler livros didáticos e assistir vídeo aulas. No entanto, espero que as pesquisas em busca de uma vacina prosperem logo e que tudo normalize o quanto antes, pra que os estudantes em geral não sejam prejudicados ainda mais em sua formação acadêmica” diz o acadêmico

Assim como muitos, o estudante de direito tem que ter foco e se esforçar muito. Além de passar na faculdade, para exercer a profissão é preciso fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É uma prova importante e como em qualquer prova desse tipo, é comum ter certo receio e nervosismo. Mas, pra amenizar isso, busco me preparar de diversas formas. Como se trata de uma prova complexa, a maneira mais eficiente é se dedicando durante o curso, aproveitando as matérias que são ofertadas pela Universidade, justamente o que faço” diz Marcus.

“Mas, apesar dessas “dificuldades” que nós estudantes enfrentamos, tenho me encantado cada dia mais pelo curso, estou gostando e tenho me dedicado pra me tornar Procurador do Município”, completa o rapaz.

Da redação

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X