WALLACE OLIVEIRA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta-feira (26/04), o vereador Wallace Oliveira (Pode) chamou atenção do manauara  para a  importância da realização do controle adequado dessa doença que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo.

Conforme o Ministério da Saúde, o problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo. Segundo dados do ministério, a hipertensão é responsável pela morte de um brasileiro a cada dois minutos. E essa é uma doença mais comum nas pessoas acima dos 40 anos, alertou o parlamentar que é hipertenso. “Tenho muito cuidado com essa situação. Procuro sempre meu cardiologista para realizar todos os exames pertinentes”, afirmou Wallace Oliveira.

O vereador destaca ainda a importância de se estabelecer os devidos controles sobre a doença para garantir a saúde e, também, relembrou importantes ações que ajudam na prevenção e na manutenção do corpo. “A hipertensão é uma doença silenciosa, na maioria dos casos. Por isso, deve se estabelecer os controles e exames necessários para se assegurar a plenitude da saúde. Praticar atividades físicas, evitar frituras e o estresse, dormir bem, tomar cuidado com o peso, entre outras são algumas ações de suma importância para prevenir a doença ou diminuir os malefícios de quem a possui”, recomenda.

A hipertensão arterial é uma doença que se desenvolve de maneira silenciosa, pois nem todos os pacientes apresentam os sintomas, como dores de cabeça localizadas na nuca, enjoo, tontura e falta de ar. Fatores de risco como tabagismo, estresse e alto consumo de sal contribuem para o aparecimento da doença, que pode causar infartos, derrames, demência vascular e insuficiência renal nas pessoas afetadas.