Manaus, 20/04/2024

Amazonas

Webinar ‘Ambiente e Saúde’ debate como meio ambiente afeta a saúde humana

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
05/07/2021 11h15

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoverá o webinar ‘Ambiente e Saúde: A saúde do ambiente e das pessoas’, com o objetivo de destacar a correlação entre conservação ambiental e saúde humana, no dia 5 de julho, 16h, com transmissão através do canal TV FAS Amazônia no Youtube.

O evento digital vai debater como desmatamento, queimadas, poluição das águas e outros temas têm impactado a saúde de populações tradicionais da Amazônia. “A saúde humana e a saúde do meio ambiente estão cada vez mais conectadas e o tema do webinar quer trazer isso”,  ressalta o coordenador do Programa Saúde na Floresta (PSF) da FAS, Luiz Castro.

“Fenômenos ambientais como aquecimento global, dinâmica dos rios, cheias e oscilações climáticas interferem na saúde, causando diarreias, tifo, hepatite e doenças respiratórias. Sem contar a questão das contaminações por mercúrio do garimpo ilegal, a poluição, o saneamento, entre outros”, enumera. O intuito é despertar a atenção da sociedade para políticas públicas de saúde e meio ambiente.

A programação começa às 16h, com as participações do superintendente geral da FAS, Virgilio Viana; da diretora médica do programa global Aids Healthcare Foundation (AHF), doutora Adele Benzaken; e do doutor nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, professor Neliton Marques.

Saúde na Floresta

O Programa Saúde na Floresta, da FAS,  visa cuidar da saúde das pessoas que cuidam da Amazônia, de forma a atender às necessidades regionais e aprimorar as políticas públicas de saúde em populações tradicionais e povos indígenas do Amazonas. São cinco eixos principais de ação: telessaúde, transporte, pesquisa em saúde, capacitação e primeira infância ribeirinha.

As estratégias do programa levam em conta procedimentos de segurança, higiene e qualificação do acesso aos serviços essenciais de saúde, com foco na melhoria dos modos de vida das pessoas, principalmente aquelas localizadas em áreas remotas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.